Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Disciplinas
Início do conteúdo da página

mestradomecanica

Disciplinas

ÁLGEBRA LINEAR COMPUTACIONAL 
Créditos: 03 
Idioma ministrado: português
Ementa: Princípios da precisão finita computacional. Aritmética do ponto flutuante. Erros. Matrizes e vetores: álgebra e principais teoremas. Espaços vetoriais. Transformações lineares. Ortogonalidade. Autovalores e autovetores. Aplicações em álgebra linear computacional: mínimos quadrados, decomposição em valores singulares, operadores de projeção e reflexão.


ANÁLISE DE SISTEMAS LINEARES A PARÂMETROS VARIÁVEIS  
Créditos: 03 
Idioma ministrado: português
Ementa: Modelos de sistemas Lineares a Parâmetros Variáveis (LPV). Modelos quasi-LPV. Teoria de estabilidade de Lyapunov. Desigualdades matriciais lineares (LMI). Análise de estabilidade de sistemas LPV. Análise de desempenho de sistemas LPV com base nas extensões das normas H-infinito e H2.


AUTOMAÇÃO 
Créditos: 03 
Idioma ministrado: português
Ementa: Projeto, modelagem e especificação de sistemas de automação. Redes de comunicação em sistemas de automação. Introdução aos SEDs (Sistemas a Eventos Discretos). Teoria de linguagens e autômatos. Controle supervisório de SEDs. Aplicação de automação em sistemas de armas e veículos militares.


CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM SISTEMAS DE DEFESA 
Créditos: 01
Idioma ministrado: português
Ementa: Histórico do papel da ciência e tecnologia nas grandes guerras do século XX. Relação entre a indústria de defesa e o desenvolvimento científico e tecnológico na Europa e nos EUA. O Brasil no cenário internacional de segurança e defesa. Estágio do desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro e possíveis aplicações na indústria de defesa nacional. O papel da ciência e tecnologia na defesa da soberania nacional. As Forças Armadas e o desenvolvimento científico e tecnológico do país. Questões atuais de ciência, tecnologia e inovação para a Defesa. Temas correlatos aos mencionados são apresentados por meio de palestras expositivas, presenciais ou por videoconferência, de autoridades e pesquisadores convidados, bem como gerentes de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação de Defesa.


CONTROLE ÓTIMO 
Créditos: 03 
Idioma ministrado: português
Ementa: Fundamentos do Controle com Realimentação de Estados. Estimadores de Estado. Teoria dos Mínimos quadrados. Projeto de Observadores Ótimos (Filtro de Kalman - Contínuo e Discreto). Projeto de Controlador Ótimo com Realimentação de Estado (Contínuo e Discreto). Reguladores LQR e LQG.  O Problema do Tracking com Regulação. Conceito de Sensibilidade Paramétrica.


CONTROLE ROBUSTO 
Créditos: 03 
Idioma ministrado: português
Ementa: Análise de robustez: configuração geral de controle na presença de incerteza; representação de incertezas no domínio da frequência; definições de robustez em estabilidade e em desempenho; análise de robustez na presença de incertezas estruturadas; O valor singular estruturado. Projeto de controladores robustos: loop-shaping, síntese H ; e síntese µ.


DATABASE MANAGEMENT SYSTEMS 
Créditos: 03
Idioma ministrado: inglês
Ementa: Introduction: basic concepts, DBMS, Database environment components. Data modelling: Database Project Stages, Conceptual modeling and logical modeling; ER model; Relational model; Normal Forms. Data definition, manipulation and retrieval on the Relational model: relational algebra, Structured Query Language (SQL). Physical modeling: logical modeling review; file organization;  indexing; query optimizing. Data integration approaches: Distributed DBMS, Data Warehousing,  ETL process, DW tuning. Data on the Web models and query languages: XML, XML Schema,  Xpath/Query, Web of Data, LOD (Linking Open Data) initiative, RDF, SPARQL. NoSQL approaches: basic notions, modeling for a popular NoSQL DBMS. 


DETECÇÃO E ESTIMAÇÃO 
Créditos: 03 
Idioma ministrado: português
Ementa: Teoria básica de detecção: teste de hipóteses binário; critérios de Bayes, minimax e Neyman-Pearson; desempenho de detectores; teste de múltiplas hipóteses. Teoria básica de estimação: estimação bayesiana; estimação de mínimo erro médio quadrático; estimação de máxima verossimilhança; despolarização; estimadores despolarizados de variância mínima; limitante de Cramer-Rao; estimação de múltiplos parâmetros; filtragem de Kalman. Teste de hipóteses composto. Detectores baseados em testes de hipóteses composto.


FILTRAGEM DIGITAL 
Créditos: 03 
Idioma ministrado: português
Ementa: Revisão de sinais e sistemas discretos no tempo (sequências, sistemas lineares e invariantes ao deslocamento); convolução, representação no domínio da frequência, espectros, amostragem de sinais de tempo contínuo. Convolução circular e linear usando a Transformada de Fourier Discreta. Filtros digitais com coeficientes fixos (projeto pelos métodos da invariância ao impulso e da transformação bilinear). Fundamentos de filtragem adaptativa. Algoritmo LMS. Algoritmos baseados no LMS. Algoritmo RLS convencional e algoritmos RLS rápidos (transversais). Algoritmos QRD-RLS convencional, inverso e rápidos. Filtragem Adaptativa com restrições lineares.


INTRODUÇÃO À  METEOROLOGIA E SENSORIAMENTO REMOTO 
Créditos: 03 
Idioma ministrado: português
Ementa: 


INTRODUÇÃO À MODELAGEM DA INFORMAÇÃO DA CONSTRUÇÃO 
Créditos: 03 
Idioma ministrado: português
Ementa: Conceitos de BIM (Building Information Modeling), metodologias e processos para Gestão de Projetos em BIM, modelagem paramétrica e ferramentas BIM, estruturação do projeto e planejamento das atividades de construção de benfeitorias militares, interoperabilidade e segurança da informação, modelos de contratação, gerenciamento da construção e gerenciamento do ambiente construído, tecnologias BIM no ciclo da construção e suas aplicações na Engenharia de Defesa.


MECÂNICA DOS SOLOS AVANÇADA
Créditos: 03 
Idioma ministrado: português
Ementa: Origem, propriedades físicas, estados e estrutura do solo. Classificação física e identificação dos solos. Formação e peculiaridades dos solos tropicais, classificações tradicionais e metodologia MCT - Metodologia MCT: ensaios de laboratório e estudos de casos (a experiência paulista e aplicações em Minas Gerais) - Tensões geostáticas, Princípio das Tensões Efetivas: fenômenos que violam o princípio das tensões efetivas. Adensamento. - Tensões geostáticas, Princípio das Tensões Efetivas: fenômenos que violam o princípio das tensões efetivas. Adensamento. - Compactação e percolação - Caminho de tensões. Resistência ao cisalhamento e ensaios de campo e laboratório. Comportamento típico de solos. - Resistência ao cisalhamento e ensaios de campo e laboratório. Comportamento típico de solos. Caminho de tensões - Estabilidade de Taludes e Empuxo de Terra - Solos não saturados.


MEDIDAS EM FREQUÊNCIAS ELEVADAS 
Créditos: 03 
Idioma ministrado: português
Ementa: Medidas convencionais escalares e vetoriais: R, L, C, fator Q, parâmetros de transistores, impedância. Refletometria; Knblyse. Espectral de sinais, modulação AM e FM, espurios. Distorção harmônica, intermodulação, geração de parasitas e de ruído. Medidas em dispositivos passivos de microondas; perda de inserção, perda de retorno, diretividade, isolamento e faixa de passagem. Ensaios de filtros, acopladores direcionais, estruturas híbridas, circuladores e isoladores. Caracterização de antenas. Medidas em dispositivos em microondas; amplificadores: ganho, faixa de passagem, matriz  s, figura de ruído, comportamento não-linear. Osciladores: potência, estabilidade, resposta em frequência, saturação. Misturadores. Perda de conversão, faixa de passagem, figura de ruído, comportamento não-linear. Medidas em moduladores de AM, FM e PM.


MEIO AMBIENTE E ATIVIDADES MILITARES 
Créditos: 03 
Idioma ministrado: português
Ementa: Atividades militares das diversas Organizações Militares( OMs) e levantamento das atividades potencialmente poluidoras das diversas OMs. Impactos negativos e positivos das atividades militares. Indicadores ambientais. Mudanças climáticas e as atividades militares. Legislação para uso do solo, uso das águas e disposição de águas servidas, emissão de gases. Legislação da Política Nacional de Resíduos Sólidos e Resíduos Perigosos, Legislação específica das áreas florestais, Portarias e instruções das Forças Armadas, Licenciamento ambiental. Técnicas para a redução do consumo de energia. Técnicas para redução do consumo de água e reuso. Resíduos. Fontes alternativas de energia. Métodos de investigação da contaminação de áreas degradadas, de águas subterrâneas, de águas superficiais e de níveis de emissões: monitoramento de campo, coleta de solos e ensaios de laboratório. Disposição de resíduos sólidos e resíduos perigosos e remediação de águas subterrâneas. Disposição de águas servidas. Tratamento das emissões. Reflorestamento e proteção contra erosão.


METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA  
Créditos: 02 
Idioma ministrado: português
Ementa: O que é Ciência. Fundamentos do método científico. A Literatura científica e a pesquisa. A história da Ciência do Brasil e sua consolidação. Pesquisa bibliográfica: conhecendo as ferramentas da internet: periódicos da Capes, web of science, diretório de grupos de pesquisa, currículo Lattes e outras. O que é uma dissertação de mestrado e uma tese de doutorado. Como escolher bem o orientador. Como fazer investigação científica. A análise de dados experimentais. O computador como ferramenta do trabalho científico. O registro do trabalho científico em forma escrita: como escrever um artigo científico. Apresentação de seminários. Publicar e não perecer: como planejar uma carreira em ciência na academia e fora dela: a situação do Brasil. A ética na Ciência.


MILITARY NETWORKS
Créditos: 03
Idioma ministrado: inglês
Ementa: Fundamentals of Computer Networks: Computer Network Architectures; The Data Link Layer; The Network Layer; The Transport Layer; Problems and Protocols. Network Security: Distributed Denial of Service Attacks (DDoS); Botnets. Delay and Disruption Tolerant Networks (DTN). Message Priority and Scheduling. Resilience in Computer Networks. IP traceback and Source Discovery. Case Studies. 


OBRAS DE TERRA E INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES 
Créditos: 03 
Idioma ministrado: português
Ementa: Condicionantes geológicos-geotécnicos em projetos de obras de terra. Resistência ao cisalhamento dos solos. Fluxo d'água em obras de terra. Investigações geotécnicas. Estabilidade de taludes. Compactação de aterros. Diques e barragens de terra. Aterros sobre solos moles. Utilização de geossintéticos em obras de terra. Instrumentação de obras de terra.


PROBABILIDADE, ESTATÍSTICA E PROCESSOS ESTOCÁSTICOS 
Créditos: 03 
Idioma ministrado: português
Ementa: Introdução à Probabilidade, Variáveis e vetores aleatórios. Valor Esperado. Momentos. Função Característica. Densidade Espectral de Potência. Introdução à Estatística. Estimativa de Parâmetros. Testes de Hipóteses. Sequência de Variáveis Aleatórias. Processos  Estocásticos. Estacionariedade e Ergodicidade. Processos Gaussianos e Wiener. Processos Markovianos. Cadeias de Markov. Introdução à Teoria de FilasMarkovianas.


PROBLEMAS ESPECIAIS 
Créditos: 03 
Idioma ministrado: português
Ementa: Disciplinas em geral oferecidas pelo orientador para as orientadores. Pode se referir a estudos avançados, preparação de artigo ou proposta de pesquisa etc.


REDES MlLlTARES 
Créditos: 03 
Idioma ministrado: português
Ementa: Arquitetura OSI, camadas, controle e serviços. Modelagem, Simulação e Análise de Desempenho, Engenharia de Tráfego e Qualidade de Serviço em Redes Militares (MQoS),  Metrologia,  IntServ,  DiffServ, Alocação e Reserva de Recursos, Prioridade, Sinalização, protocolo RSVP, escalonamento, WRR, WFQ, PQ, gerenciamento de buffer, RED, RIO, WRED, MPLS, Modelos de Tráfego na Internet, Controle de Admissão, QoS-Routing. Conceitos básicos de antenas e propagação, Bluetooth, wireless PANs, LANs, MANs, WANs, e Internet sem fio; redes ad hoc, protocolos de acesso, roteamento, multicast e transporte em redes ad hoc, provisão de QoS, gerenciamento de energia, segurança; tarifação, modelos de mobilidade. Redes de sensores. Fusão de dados.


REPARO E REFORÇO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO 
Créditos: 03 
Idioma ministrado: português
Ementa: Patologia do concreto: vida útil, durabilidade, causas de deterioração,  processos de deterioração. Diagnóstico e avaliação estrutural. Ensaios não destrutivos do concreto. Estudo da Viabilidade Técnico-econômica. Tipos de Reparo e Reforço. Projeto e Detalhamento de Diferentes Técnicas de Reparo e Reforço. Execução e Controle de Qualidade.


SINAIS E SISTEMAS 
Créditos: 03 
Idioma ministrado: português
Ementa: Energia e Potência do Sinal. Densidade Espectral de Energia e Densidade Espectral de Potência. Algumas operações úteis com sinais. Classificação de sinais. Alguns modelos úteis de sinais. Classificação de sistemas. Modelos de sistemas. Análise no domínio do tempo de sistemas contínuos e discretos. Resposta ao Impulso e Função de Transferência. Filtros. Modelo em Espaço de Estado. Revisão sobre Transformada de Laplace, Transformada de Fourier, Amostragem de sinais e Transformada z.


SIGNALS AND SYSTEMS 
Créditos: 03
Idioma ministrado: Inglês 
Ementa: Signals and Systems: concepts of discrete-time signals and systems (sequences, linear and time invariant systems); convolution; representation in the frequency-domain; sampling of continuous-time signals. Z Transform: main properties and theorems; transfer function. Discrete-Fourier Transform (DFT): Discrete-Fourier Series; circular convolution; linear convolution using the DFT; Fast Fourier Transform. Digital filters: digital filters obtained from different methods (impulse invariance and bilinear transform); FIR filters; IIR filters.


SISTEMAS DE COMUNICAÇÕES ÓPTICAS 
Créditos: 03 
Idioma ministrado: português
Ementa: A Fibra Ótica; Modos em uma Fibra Ótica; Atenuação; Dispersão; Fontes Óticas; Absorção e Emissão (espontânea e estimulada) em um Semicondutor, LEDS; Lasers; Fotodetetores; Eficiência; Ruído;Responsividade; PN; PIN; APD; Receptores Óticos; Sensibilidade; Relação S/N; Configurações; Amplificadores Óticos; Mecanismo de Ganho/Amplificação; Configurações; Sistemas de Comunicações Óticas; Digital; Analógico; CATV; Tipos de Modulação; Tipos de Multiplexação e Redes de Distribuição.


SISTEMAS LINEARES 
Créditos: 03 
Idioma ministrado: português
Ementa:  1) Representação em Espaço de Estado: equação de estado, linearização  2) Solução de Equação de Estado: existência e unicidade, série de Peano-Baker  3) Propriedades da Matriz de Transição: propriedades gerais, mudança das variáveis de estado 4) Estabilidade Interna: estabilidade uniforme, estabilidade exponencial uniforme, estabilidade assimptótica uniforme, Transformações de Lyapunov 5) Critérios de estabilidade de Lyapunov  6) Controlabilidade e observabilidade de estados  7) Realizabilidade e minimalidade: realizações variantes no tempo, invariantes no tempo e a partir de parâmetros de Markov 8)Estabilidade entrada-saída: BIBO-estabilidade uniforme 9) Realimentação linear de estados: estabilização por realimentação de estados, alocação de autovalores 10) Observação de estados: estabilização por realimentação de saída


TEORlA DE SISTEMAS DE CONTROLE 
Créditos: 03 
Idioma ministrado: português
Ementa: Revisão da teoria de controle clássico. Transformada de Laplace, equações diferenciais. Diagrama de Bode. Lugar das raízes. Critério de Nyquist. Diagrama de Nichols. Controladores PID e avanço-atraso. Técnicas de projeto de compensadores: lugar das raízes e resposta em frequência. Introdução ao controle ótimo.


TÓPICOS ESPECIAIS DE ENGENHARIA DE SISTEMAS 
Créditos: 03 
Idioma ministrado: português
Ementa: OBJETIVO Integrar e consolidar as diversificadas melhores práticas de engenharia com a visão sistêmica para a automação de projetos, processos, serviços e operação da Engenharia de Defesa, modelando e empregando soluções computacionais: - Na PARTE I, nivelar os fundamentos da Engenharia de Sistemas mediante avaliação dos conceitos e práticas nacionais e internacionais; - Na PARTE II, debater os recursos filosóficos e tecnológicos de modelagem para o tratamento da complexidade dos Sistemas de Defesa; - Na PARTE III, aplicar soluções computacionais da Engenharia de Sistemas em requisitos e contextos da Engenharia de Defesa por equipes dos participantes da disciplina.  É aconselhável que os alunos tenham conhecimentos básicos sobre Tecnologia da Informação ou se disponham a obtê-los em paralelo com o curso. EMENTA PARTE 1- Fundamentos da Engenharia de Sistemas - Abordagens sobre os procedimentos de engenharia e dos seus sistemas - Modelos, processos e requisitos dos Sistemas de Informação - Ciclo de Vida dos sistemas de engenharia e de informações produtivas . Raciocínio Sistêmico: Gestão de empreendimentos, produtos e serviços PARTE II - Modelagem da Complexidade dos Sistemas de Defesa - Complexidade dos Sistemas de Sistemas - Propostas para o Tratamento da Complexidade e Inovação - Competências, Disciplinas e Talentos para a Visão Sistêmica da Defesa - Engenharia de Software e Gerência de Projetos PARTE III - Engenharia de Sistemas aplicada a Engenharia de Defesa - Sistemas para a Produção, Licitação, Aquisição e Contratos - Procedimentos da Engenharia Industrial para os Sistemas de Defesa - Sistemas de integração, segurança. meio ambiente e acessibilidade - Resiliência no ambiente da Engenharia de Defesa - Estudos de Casos Práticos: Resiliência na Sustentabilidade Ambiental e Prosperidade Nacional. Ex: Centros de Comando e Controle; Grandes Eventos; Defesa Civil.


TÓPICOS ESPECIAIS EM INOVAÇÃO TECNOLÓGICA PARA DEFESA 
Créditos: 03 
Idioma ministrado: português
Ementa: Apresentar um conjunto de conhecimentos que tem o objetivo de facilitar a adaptação das pesquisas desenvolvidas no âmbito da Pós-Graduação em Engenharia de Defesa (PGED) às necessidades dos potenciais clientes (sejam eles as Forças Armadas, Forças Auxiliares ou mercado civil) e com isso ampliar a capacidade do programa de gerar inovação tecnológica. O curso visa abordar todo o ciclo de condução da pesquisa até o usuário final, partindo dos processos de obtenção da propriedade intelectual até o refinamento da pesquisa e produto para adaptação às necessidades do cliente. Serão tratados, também, das características típicas do processo empreendedor para o ambiente de defesa. Especificamente os objetivos serão: a) Familiarizar o estudante no uso prático de instrumentos de desenvolvimento de clientes,  produtos ou serviços com alto potencial de crescimento. b) Conhecer as diversas formas de propriedade intelectual e como obtê-la. A disciplina contribui para desenvolver a cultura de abertura de novos negócios de base tecnológica junto aos alunos de pós-graduação do IME. Parte I- Inovação e empreendedorismo tecnológicos para defesa Conceitos básicos de inovação tecnológica. Características do empreendedorismo para defesa. Desenvolvimento tecnológico no Exército Brasileiro. Startup: desenvolver o produto ou o cliente?


TÓPICOS ESPECIAIS EM MODELAGEM E SIMULAÇÃO 
Créditos: 03
Idioma ministrado: português
Ementa: Estudar conceitos teóricos e aplicações de modelagem estatística e simulação voltados a problemas da engenharia, especificamente no âmbito da Engenharia de Defesa.


TÓPICOS ESPECIAIS EM ROBÓTICA 
Créditos: 03 
Idioma ministrado: português
Ementa: Introdução à Robótica Matrizes de transformações  homogêneas Método de Denavit-Hartemberg Cinemática de Manipuladores  O problema cinemático direto O problema cinemático inverso Dinâmica de Manipuladores  A formulação de Lagrange-Euler A formação de Newton-Euler  Equações generalizadas do movimento de DAlembert Planejamento de Trajetória para Manipuladores Controle para Robôs Manipuladores Percepção Sensorial para Robótica Linguagens de Programação para Robótica Inteligência Computacional aplicada a Robótica Robôs Móveis Autônomos.

Fim do conteúdo da página