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Computação Gráfica
CARGA HORÁRIA: 45 horas
EMENTA: Geometria: Introdução, Álgebra Linear, geometria projetiva; MODELAGEM GEOMÉTRICA: objetos gráficos planares, objetos gráficos espaciais; VISUALIZAÇÃO: câmera virtual, modelos locais de iluminação, visualização de objetos poliedrais, visualização de objetos implícitos.


Estrutura de Dados
CARGA HORÁRIA: 60 horas
EMENTA: INTRODUÇÃO A ALGORITMOS: 1. Introdução a Algoritmos: definições; recursividade; complexidade; notação O, análise de algoritmos, pior caso, melhor caso e caso médio. 2. Exercícios. LISTA: 1. Listas Lineares: definições; alocação seqüencial; listas, pilhas e filas em alocação seqüencial; 2. Alocação dinâmica; listas simplesmente encadeada, listas duplamente encadeadas e listas circulares em alocação dinâmica; 3. Implementação. ÁRVORES: 1. Árvores: definições e representações; árvores binárias; percursos em árvores binárias, árvores com costura, implementação computacional de árvores n-árias e binárias; 2. Árvores Binárias de Buscas: Conceitos básicos,algoritmos e estrutura de dados; 3. Árvores Balanceadas: Conceitos de balanceamento, Árvores AVL; árvores B; 4. Implementação. LISTAS DE PRIORIDADES 1. Listas de Prioridade: Introdução; opções de implementação; 2. Heap: definição, estrutura de dados, inserção, remoção; 3. Aplicação: HeapSort; 4. Implementação. TABELA DE DISPERSÃO: 1.Tabela de Dispersão: princípios de funcionamento, funções de dispersão, tratamente de colisões; 2.TABELA DE DIMENSÃO DINÂMICA; 3. Implementação. GRAFOS: 1. Fundamentos: Definição, conceitos básicos;2. Representação e Implementação: matriz de adjacência, matriz de incidência, lista de adjacência, operações básicas, implementação computacional; 3. Aplicações; 4. Implementação.


Fenômenos de Transporte
CARGA HORÁRIA: 30 horas
EMENTA: TRANSPORTE DE QUANTIDADE DE MOVIMENTO:- A viscosidade e os mecanismos de transporte de quantidade de movimento; Perfis de velocidade em escoamento laminar permanente e isotérmico; Equações de governo para sistemas isotérmicos. TRANSPORTE DE ENERGIA E MASSA:- Condutividade térmica e os mecanismos de transporte de energia; Perfis de temperatura em sólidos e em escoamento laminar; Equações de governo para sistemas não isotérmicos em regimes permanente e transiente; Difusividade e os mecanismos de transporte de massa; Perfis de concentração em sólidos e em escoamento laminar.


Laboratório de Programação I
CARGA HORÁRIA: 45 horas
EMENTA: INTRODUÇÃO. origem de c++; programação orientada a objetos. CONCEITOS DE ORIENTAÇÃO A OBJETO. objetos; encapsulamento; classes; herança; construtores e destrutores. ORIENTAÇÃO A OBJETO EM C++. declaração de classes; declaração de objetos; implementando métodos; acesso a métodos; herança; declaração de construtores e destrutores; estudo dirigido i lista; construtores e destrutores. unidade didática UTILIZAÇÃO DA MEMÓRIA EM C++. áreas da memória; alocação de memória em c++. OUTROS CONCEITOS DE OO E SUAS IMPLEMENTAÇÕES EM C++. herança múltipla; estudo dirigido filha; variáveis de classe; membros estáticos; o ponteiro this; funções friend; funções inline; funções virtuais. SOBRECARGA. sobrecarga de funções; sobrecarga de operadores; estudo dirigido string. ENTRADA E SAÍDA. streams; sobrecarga dos operadores de inserção e extração; acesso a arquivos; acesso indexado. MODELOS. polimorfismo; modelos em c++; estudo dirigido - listas genéricas. PRÁTICA DE DESENVOLVIMENTO DE INTERFACES VISUAIS. mensagens; janelas; tratamento de eventos.


Matemática Discreta
EMENTA: CONJUTOS E RELAÇÕES BINÁRIAS - Conjuntos, Relações Binárias, Operações sobre Relações, Relações de compatibilidade e equivalência. GRAFOS E ÁRVORES - grafos, alcançabilidade, homomorfismo, planaridade e colaração, árvores, tipos de árvores. ESTRUTURAS ALGÉBRICAS - Estruturas Algébricas, Grupos, Homomorfismo, Grupo Quociente, Subgrupos, Anéis, Anéis de polinômios, Corpos. RETICULADOS E ÁLGEBRA BOOLEANA - Reticulados Distributivos, Álgebra Booleana, Anéis Booleanos.


Noções Básicas de Economia
EMENTA: INTRODUÇÃO:- Natureza e Método da Economia; Conceitos básicos de Microeconomia e Macroeconomia; Oferta e Demanda. MATEMÁTICA FINANCEIRA:- Juros e composto; Taxas nominal e efetiva; Operações com dois capitais e um único período de capitalização; Operações com dois capitais e mais de um período de capitalização; Séries gerais de pagamento; Diagrama de fluxo de caixa; Utilização de planilhas eletrônicas para cálculos financeiros. MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE PROJETOS DE INVESTIMENTO:- Informações necessárias para a avaliação correta de um projeto; Limitações dos métodos de avaliação; Payback; Payback descontado; Valor presente líquido; Índice de lucratividade; Taxa interna de retorno.


Sistemas Digitais
EMENTA: I - INTRODUÇÃO ÀS FAMÍLIAS LÓGICAS: 1. Introdução à Eletrônica Digital; 2. Famílias Lógicas RTL, DTL, TTL, ECL, CMOS. II - LÓGICA BOOLENA: 2. Mapas de Karnaugh. III - CIRCUITOS COMBINACIONAIS CLÁSSICOS: Circuitos combinacionais padrões. IV - CIRCUITOS SEQÜENCIAIS: Circuitos seqüenciais padrões. V - MÁQUINAS DE ESTADOS: Máquinas de estados.


Banco de Dados I
EMENTA: INTRODUÇÃO - 1. Conceitos Básicos; 2. Arquitetura De Sgbd. PROJETO DE BANCOS DE DADOS - 1. Modelos Históricos; 2. Modelo De Entidades E Relacionamentos; 3. Modelo Orientado A Objetos; 4. Modelo Relacional; 5. Trabalho Prático. IMPLEMENTAÇÃO DE BANCOS DE DADOS - 1. Álgebra Relacional; 2. Cálculo Relacional; 3. Sql; 4. Trabalho Prático.


Laboratório de Programação II
EMENTA: INTRODUÇÃO. 1. O curso; 2. Paradigma da linguagem JAVA; 3.Tipos primitivos e comandos de seleção e repetição. CLASSES EM JAVA. 1. Declaração de classes; 2. Métodos e contrutores; 3. Sobrecarga; 4. Referência this; 5. Coletor de Lixo6. Modificador static; 7. Arrays em JAVA; 8. Classe String; 9. Método main. HERANÇA E POLIMORFISMO EM JAVA. 1. Herança; 2. Polimorfismo; 3. Conversão de tipos; 4. Operador instanceof; 5. Classes abstratas; 6. Interfaces. MODIFICADORES DE ACESSO. 1. Pacotes; 2. Modificadores de acesso. TÓPICOS ESPECIAIS EM JAVA. 1. Applets; 2. Interface Gráfica; 3. Tratamento de exceções; 4. Threads.


Lógica Matemática
EMENTA: 1. Programação Lógica, a. Implementação de programas, b. Resolução - SLD, c. Refutação - SLD, d. Semânticas do modelo mínimo e do menor ponto fixo., 2. Lógica Proposicional, a. Sintaxe da lógica proposicional, b. Semântica da lógica proposicional, c. Consequência semântica na lógica proposicional, d. Consequência lógica por dedução natural na lógica proposicional, e. Teorema da Corretude, f. Teorema da Completude, 3. Lógica de 1ª ordem, a. Sintaxe da lógica 1ª ordem, b. Semântica da na lógica de 1ª ordem, c. Consequência semântica na lógica de 1ª ordem, d. Dedução natural na lógica de 1ª ordem, e. Resolução na lógica de 1ª ordem, f. Dedução axiomática na lógica de 1ª ordem, 4. Tópicos Especiais, a. Lógicas de Descrição, b. Lógicas Modais.


Matemática Avançada para Computação
EMENTA: INTRODUCAO À TEORIA DO NUMEROS - máximo divisor comum, aritmética modular,pequeno teorema de Fermat, funcão de Euler, fatoração, pseudo-primos, fracões contínuas, resíduos quadráticos. CATEGORIAS - conceitos básicos, produtos e somas, categorias distributivas, tipos de dados, funtores. FUNÇÕES GERADORAS - introdução, séries formais de potências, manipulação de séries formais, aplicações à computação.


Organização de Computadores
EMENTA: INTRODUÇÃO: Histórico, Bases de Numeração, Representação Numérica de Inteiros, Representação Numérica de ponto flutuante; ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES: Processadores, Memória, Memória Secundária e Comunicação e Entrada/Saída; LÓGICA DIGITAL: Portas Lógicas, Projeto de Bancos de Memória, CPUs e Barramentos, CPUs comerciais, Barramentos, CPUs Comerciais, Barramentos Comerciais; MICROARQUITETURA: Estudo de caso de uma microarquitetura, estudo de caso da implementação da microarquitetura apresentada, análise de desempenho; CONJUNTO DE INSTRUÇÕES: Visão do conjunto de instruções, memória virtual; LINGUAGEM DE MONTAGEM: Programação em Assembly.


Redes de Computadores I
EMENTA: INTRODUÇÃO: Evolução dos Sistemas de Computação e Tipos de Redes de Computadores, Parâmetros de Comparação entre redes e Comutação; TOPOLOGIAS DE REDES: Linhas de Comunicação e Ligação ao Meio Físico, Tipos de Redes; ARQUITETURAS DE REDES DE COMPUTADORES: O Modelo OSI, Arquitetura TCP/IP, Arquitetura IEEE, Comparação entre os Modelos OSI, TCP/IP e IEEE; CAMADA DE APLICAÇÃO: Camada de Aplicação, Modelo Cliente-Servidor e P2P, Interface de Sockets; PROGRAMAS APLICATIVOS DA ARQUITETURA TCP/IP; CAMADA DE TRANSPORTE: Considerações e conceitos, Protocolo UDP, Protocolo TCP; CAMADA DE REDE: Projeto da camada de rede, Endereçamento e Tipos de serviço, Roteamento; A CAMADA DE REDE NA INTERNET - O PROTOCOLO IP: Endereço IP, Datagrama IP, Sub-Redes IP, CIDR, Resolução de endereços IP, Protocolo ICMP, IPv6, Roteamento IP, Multidifusão IP; LABORATÓRIO DE REDES: Laboratório de Aplicação, Laboratório de programação de redes, Laboratório de redes sem fio, Laboratório de redes.

 

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