orkut px facebook px twitter px youtube

graduacaocomputacao

Análise e Projeto de Sistemas I
EMENTA: - Introdução a Engenharia de Software - Processos de Software: atividades do processo de software; - Requisitos de Software: requisitos de usuário e de sistema; requisitos funcionais e não funcionais; documento de requisitos de software - Processo de Engenharia de Requisitos: estudos de viabilidade; levantamento e análise de requisitos; validação de requisitos; gerenciamento de requisitos - Modelagem de Casos de Uso: ator; caso de uso; relacionamentos; diagrama de casos de uso; descrição textual de casos de uso - Projeto de Interface com o Usuário: processo de projeto de interface com o usuário; prototipação de interface com o usuário; avaliação de interface - Conceitos de Orientação a Objetos: objeto; classe; mensagem; generalização; encapsulamento; polimorfismo - Modelagem de Classes: notação UML para diagrama de classes; técnicas para modelagem de classes de análise - Modelagem de Interações: notação UML para diagrama de seqüência; técnicas para construção de diagramas de seqüência.


Banco de Dados II
EMENTA: 1. Projeto Lógico de Bancos de Dados; 2. Projeto Físico de Bancos de Dados; 3. Processamento e Otimização de Consultas; 4. Arquiteturas de Bancos de dados Distribuídas; 5. Banco de Dados Cliente/Servidor; 6. Banco de dados e Web.


Laboratório de Programação III
EMENTA: INTRODUÇÃO: O curso; A WEB; Protocolos HTTP E HTTPS; HTML e suas extensões para acesso e apresentações de dados (formulários, JAVASCRIPT E VBSCRIPT); Servidor WEB e servidor de email. SERVELTS: Java; Funcionamento; Geração de uma página; Multimídia; Acesso a Banco de Dados; Segurança; Sessão. CGI COM PERL: CGI; Estrutura da Linguagem; CGI COM PERL; Acesso a banco de Dados; Multimídia; Segurança; Sessão. XML: XML.


Linguagens Formais e Autônomos
EMENTA: INTRODUÇÃO 1. Conceitos Básicos; 2. Hierarquia De Chomsky. LINGUAGENS REGULARES : 1. Gramáticas Regulares. 2. Autômatos Finitos; 3. Pumping Lemma .4 Expressões Regulares. LINGUAGENS LIVRES DE CONTEXTO: 1. Gramáticas Livres De Contexto; 2. Formas Normais 3. Autômato De Pilha. MÁQUINAS DE TURING : 1. Máquinas De Turing; 2. Máquinas De Turing Com Fita Limitada; 3. Complexidade.


Redes de Computadores II
EMENTA: CAMADA DE ENLACE: Delimitação de Quadros, Detecção e Correção de Erros, Controle e Detecção de Erros no Enlace, Controle de Fluxo no Enlace, Tipos de Serviços, Protocolos da camada de enlace; PROTOCOLOS DE ACESSO AO MEIO: Acesso Baseado em Contenção: ALOHA, CSMA e suas variações, Acesso Ordenado sem Contenção: Polling, Slot, Inserção de Retardo, Passagem de Permissão, protocolos com Reserva; PADRÕES IEEE 802 PARA REDES LOCAIS: IEEE 802.3, IEEE 802.5, IEEE 802.11; INTERLIGAÇÃO DE REDES LOCAIS: Equipamentos de rede, LANs Virtuais, Protocolos de bridging e switching; MPLS: Evolução da comutação IP, MPLS, Vantagens e desvantagens; CAMADA FÍSICA: Interface física de transmissão; MEIOS FÍSICOS DE TRANSMISSÃO: Meio de Transmissão, Instalação Física e Cabeamento Estruturado; LABORATÓRIO DE REDES LOCAIS: Laboratório de equipamentos de rede local, Laboratório de VLANs, Laboratório de comunicações seriais, Laboratório de cabeamento estruturado.


Sistemas Operacionais
EMENTA: INTRODUÇÃO: 1. Estrutura de um sistema computacional, 2. Conceito e História, 3. Estrutura de um sistema operacional; GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: 1. Introdução a processo, 2.Comunicação entre processos, 3. Gerenciamento de Processos, 4. THREADS, 5. Multiprocessamento SMP e Escalonamento em Tempo Real, 6. Implementação; GERENCIAMENTO DE DISPOSITIVOS DE ENTRADA E SAÍDA: 1.Princípios de HARDWARE de E/S, 2. Princípios de SOFTWARE de E/S, 3. Alocação de recursos e deadlock, 4. Armazenamentosecundário e terciário, 5. Implementação; GERENCIAMENTO DE MEMÓRIA: 1. Sistemas de gerenciamento de memória básicos, 2. Memória virtual, 3. Algoritmos de substituição de páginas, 4.Estratégias de Implementação;GERENCIAMENTO DE ARVIVOS: 1. Arquivos, 2. Diretórios, 3.Implemetação de Sistema de Arquivo, 4. Trabalho de Implementação;SEGURANÇA: 1. Ameaças a segurança, 2. Proteção , 3. Segurança.


Análise e Projeto de Sistemas II
EMENTA: - Modelagem Arquitetural: arquitetura de software; padrões arquiteturais (camadas; dutos e filtros; clienteservidor; broker) - Projeto Detalhado: diagrama de classes de projeto (especificação de atributos; métodos; referências; dependências) - Padrões de Projeto: padrões de projeto (definição; descrição dos padrões de projeto GoF) - Modelagem de Dados: modelagem de dados a partir de diagrama de classes de projeto - Programação Modular - Testes de Software: definição de teste de software; teste de sistemas; teste de componentes; projeto de casos de teste.


Compiladores
EMENTA: INTRODUÇÃO: conceitos; estruturação do compilador. ANALISE LÉXICA: análise léxica. ANALISE SINTÁTICA : conceitos básicos; método lr(1) simples; método lr(1) canonico; método lr(1) l.a.; geradores de analisadores sintáticos. CHECAGEM SEMANTICA: linguagens sem escopo local; linguagens com escopo local; linguagens orientadas a objeto; gramáticas de atributos. GERAÇAO DE CÓDIGO: estruturas de memória em tempo de execução; estruturas de memória em tempo de execução para linguagens orientadas a objeto; código intermediário; implementação da geração de código. OTIMIZAÇÃO DE CÓDIGO: otimização dependente de máquina; otimização independente de máquina.


Gestão de Projetos
EMENTA: Início e Planejamento do Ciclo de Vida do Projeto, Planejamento de Recursos, Riscos, Cronograma e Orçamento do Projeto.


Microprocessadores
EMENTA: ORGANIZAÇÃO DE MICROPROCESSADORES:- Arquiteturas básicas de microprocessadores. Estrutura de um microprocessador ilustrativo; Temporização e controle externo; Microprocessadores por segmentação de bits; Modos de endereçamento e organização do espaço de endereçamento; Características de interface; Barramento de dados e endereços; Barramento de controle; Mecanismos de interface; Conjunto de instruções; Comandos lógicos e aritméticos; Comando de controle; Tratamento de sub-rotinas; Pseudo-instruções e linguagem "assembly". DISPOSITIVOS PERIFÉRICOS:- Interface com elementos de memória; Memórias ROM, Memórias RAM estática e dinãmica; Interface com elementos de entrada e saída paralelos; Interface programada; Tratamento de interrupções; Acesso direto a memória; Interface com elementos de entrada e saída seriais; Sistema de interface sincronos; Sistemas de interface assincronos; protocolos mais utilizados; Interface com conversores de dados análago-digitais; Interfaces com temporizadores e contadores programáveis. PROGRAMAÇÃO DE MICROPROCESSADORES:- Linguagens de Programação; Endereçamento de memória; Pilhas; Descrição de instruções; Sistemas operacionais.


Segurança da Informação
EMENTA: CONTEXTO DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO:- Necessidade e valor da informação; Disponibilidade, integridade e confidencialidade; riscos e proteção: níveis, riscos operacionais, riscos físicos. Normas Técnicas e Legislação: Política de Segurança da Informação (Dec 3505/00) Normas ABNT. CRIPTOLOGIA CLÁSSICA: CRIPTOGRAFIA E CRIPTOANÁLISE:- Conceitos Básicos: Criptografia e Criptanálise; Sistemas Classícos: Criptografia e Criptanálise: Transposição, Substituição, Cifras de Vernam, Cifras de Hill.TÉCNICAS CRIPTOGRÁFICAS COMPUTACIONAIS:- Criptografia de Chave Simétrica: Cifras de Bloco: Des, outras cifras, Cifras Se: Reg. de Deslocamento. Criptografia de Chave Pública; Conceito, Assinatura Digital, RSA, EL GAMAL, Outros. Gerenciamento de Chaves; Tamanho de Chaves; Geração, Armazenamento e Transferência; Procedimentos Administrativos. Tipos e modos de Algoritmos; Funções de Condensação Autenticação de Mensagens. PROTOCOLOS CRITOGRÁFICOS:- Conceitos; Características e Tipos; Trocas de Chaves; Autenticação de Correspondentes; Voto; Certificação Digital. Exemplos de Protocolos: SSL; KERBEROS; PGP; Outros. SEGURANÇA DE REDES:- Informação na Internet: Vulnerabilidades e ameaças; Tipos de invasores; Padrões de Segurança vigentes; Ferramentas e Técnicas de ataque e defesa; Tipos de ataque. Defesa de Redes: FIREWALL; Simulação e Análise de Desempenho.


Simulação e Análise de Desempenho
EMENTA: INTRODUÇÃO: 1. Introdução; 2. Processo de Poisson; 3. Outros Tipos de Processo. CADEIAS DE MARKOV: 1. Cadeias de Markov em Tempo Discreto; 2. Cadeias de Markov em Tempo Contínuo; 3. Processo de Nascimento e Morte. TEORIA DAS FILAS: 1. Introdução; 2. A Fila M/M1; 3. Demais Filas Markovianas; 4. Rede de Filas; 5. Filas Não-Markovianas; 6. Filas de Prioridade. TÉCNICAS DE SIMULAÇÃO DE SISTEMAS: 1. Motivação; 2. Abordagens; 3. Estrutura Básica; 4. Geração de números pseudo-aleatórios; 5. Geração de variáveis aleatórias; 6. Coleta de dados; 7. Construção do modelo; 8. Validação do modelo; 9. Análise dos dados de saída; 10. Linguagem de Simulação.


Sistemas Distribuídos
EMENTA: INTRODUÇÃO: 1. Características dos Sistemas Distribuídos; 2. Sistemas Distribuídos versus Sistemas Centralizados; 3. Paradigmas de Sistemas Distribuídos; 4. Especificação de Sistemas Concorrentes e Distribuídos. COMUNICAÇÃO EM SISTEMAS DISTRIBUÍDOS: 1. Comunicação entre Processos; 2. Mensagens Confiáveis e Estabelecimento de Conexão; 3. Utilização de RPC. ALGORITMOS DISTRIBUÍDOS: 1. Algoritmos Básicos; 2. Sincronizadores; 3. Compartilhamento da Informação; 4. Implementação. SISTEMAS OPERACIONAIS DISTRIBUÍDOS: 1. Sistema de Arquivos; 2. Sistema de Nomes; 3. Memória Compartilhada; 4. Segurança; 5. Estudo de Caso. PROGRAMAÇÃO PARALELA - PASSAGEM DE MENSAGEM: 1. Teoria do Paralelismo; 2. Arquiteturas Paralelas; 3. Primitivas Básicas; 4. Avaliação de Desempenho e Complexidade de Programas Paralelos; 5. Paralelização Automática e Vetorização; 6. Implementação. PROGRAMAÇÃO PARALELA - MEMÓRIA COMPARTILHADA DISTRIBUÍDA: 1. Fundamentos; 2. Modelos; 3. Sistemas; 4. Implementação. TOLERÂNCIA A FALHAS: 1. Segurança de Funcionamento; 2. Confiabilidade e Disponibilidade; 3. Técnicas de Projeto; 4.Tolerância a Falhas em Sistemas Distribuídos e Arquiteturas Paralelas; 5. Arquiteturas de Sistemas Tolerantes a Falhas; 6. Implementação.

transparenciapublica px logoexercito px logo_frf px revistaime px logo_capes

© 2012 Instituto Militar de Engenharia - IME
Criação e Desenvolvimento: Agência 2A • Comunicação