px facebook px twitter px youtube

logo

graduacaocomputacao

Banco de Dados II
EMENTA: 1. Projeto Lógico de Bancos de Dados; 2. Projeto Físico de Bancos de Dados; 3. Processamento e Otimização de Consultas; 4. Arquiteturas de Bancos de dados Distribuídas; 5. Banco de Dados Cliente/Servidor; 6. Banco de dados e Web.

 

Direito
EMENTA: Teoria Geral do Estado; Elementos Introdutórios do Direito; Direito Constitucional; Direito Civil; Direito Penal Militar; Direito Administrativo.

 

Administração
EMENTA: A Evolução da Gestão; Administração da Produção; Administração e Marketing; Gestão de Pessoas; Gestão da Qualidade Total.

 

Laboratório de Programação III
EMENTA: INTRODUÇÃO: O curso; A WEB; Protocolos HTTP E HTTPS; HTML e suas extensões para acesso e apresentações de dados (formulários, JAVASCRIPT E VBSCRIPT); Servidor WEB e servidor de email. SERVELTS: Java; Funcionamento; Geração de uma página; Multimídia; Acesso a Banco de Dados; Segurança; Sessão. CGI COM PERL: CGI; Estrutura da Linguagem; CGI COM PERL; Acesso a banco de Dados; Multimídia; Segurança; Sessão. XML: XML.

 

Linguagens Formais e Autônomos
EMENTA: INTRODUÇÃO 1. Conceitos Básicos; 2. Hierarquia De Chomsky. LINGUAGENS REGULARES : 1. Gramáticas Regulares. 2. Autômatos Finitos; 3. Pumping Lemma .4 Expressões Regulares. LINGUAGENS LIVRES DE CONTEXTO: 1. Gramáticas Livres De Contexto; 2. Formas Normais 3. Autômato De Pilha. MÁQUINAS DE TURING : 1. Máquinas De Turing; 2. Máquinas De Turing Com Fita Limitada; 3. Complexidade.

 

Noções Básicas de Economia
EMENTA: INTRODUÇÃO:- Natureza e Método da Economia; Conceitos básicos de Microeconomia e Macroeconomia; Oferta e Demanda. MATEMÁTICA FINANCEIRA:- Juros e composto; Taxas nominal e efetiva; Operações com dois capitais e um único período de capitalização; Operações com dois capitais e mais de um período de capitalização; Séries gerais de pagamento; Diagrama de fluxo de caixa; Utilização de planilhas eletrônicas para cálculos financeiros. MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE PROJETOS DE INVESTIMENTO:- Informações necessárias para a avaliação correta de um projeto; Limitações dos métodos de avaliação; Payback; Payback descontado; Valor presente líquido; Índice de lucratividade; Taxa interna de retorno.

 

Projeto de Redes IP
EMENTA: Introdução às Redes Genéricas de Comunicações: Conceitos Básicos, Comunicações Analógicas e Digitais, Redes de Computadores; Especificação e Análise do Projeto de Redes de Telecomunicações: Levantamento de Informações de Situação, Elementos de ligação entre negócios empresariais e tecnologias da informação, Projeção de Cenários Futuros para Arquiteturas de TI, Definição de critérios de implantação; Rede Local: Sistema de Cabeamento Estruturado, Acesso WI-FI, Salas de Telecomunicações e Sala de Equipamentos, Data Center, Redes de Acesso; Telefonia sobre IP: Introdução à Rede Pública de Telefonia; Introdução aos Sistemas de Telefonia sobre IP; Projeto de Rede de Telefonia sobre IP; Vídeo sobre IP: Sinais de Vídeo Analógico, Introdução aos Sistemas de Vídeo sobre IP, Projeto de Rede de Vídeo sobre IP. 

 

Projeto e Análise de Algoritmos
EMENTA: INTRODUÇÃO A ALGORITMOS: Problemas e instâncias; Algoritmos e sua definição; Especificação de algoritmos; Critérios de análise; Correção de algoritmos; Eficiência; Limitações. ANÁLISE DE ALGORTIMOS: Desempenho de Algoritmos; Notação Assintótica: O(.), W(.) e q(.); Operações em notação Assintótica; Complexidade de pior caso; Recursividade na solução de problemas; Comparação de implementações recursivas e iterativas de um mesmo algoritmo; Algoritmo Polinomiais; Algoitmo pseudo-polinomiais. TÉCNICAS DE PROJETO DE ALGORITMOS: Princípio de indução; Divisão e conquista; Algoritmos gulosos; Programação dinâmica; Caminhamento e busca em grafos: busca em largura e em profundidade; Backtracking, exploração de árvores Branchand- Bound. APLICAÇÕES: Algoritmos gulosos: exemplos; Dividir para conquistar: exemplos; Programação dinâmica: exemplos; Buscas em grafos: exemplos; outros exemplos: Processamentos de Cadeias, Geometria Computacional. TEORIA DA COMPLEXIDADE: Árvores de decisão; Introdução à NP-Completeza; Classes P, NP, NP-Completo; Redução Polinominal.ALGORITMOS APROXIMADOS, HEURÍSTICOS, PROBABILÍSTICOS: Algoritmos aproximados; Metaheurísticas; Algoritmos probabilísticos.

 

Redes de Computadores II
EMENTA: CAMADA DE ENLACE: Delimitação de Quadros, Detecção e Correção de Erros, Controle e Detecção de Erros no Enlace, Controle de Fluxo no Enlace, Tipos de Serviços, Protocolos da camada de enlace; PROTOCOLOS DE ACESSO AO MEIO: Acesso Baseado em Contenção: ALOHA, CSMA e suas variações, Acesso Ordenado sem Contenção: Polling, Slot, Inserção de Retardo, Passagem de Permissão, protocolos com Reserva; PADRÕES IEEE 802 PARA REDES LOCAIS: IEEE 802.3, IEEE 802.5, IEEE 802.11; INTERLIGAÇÃO DE REDES LOCAIS: Equipamentos de rede, LANs Virtuais, Protocolos de bridging e switching; MPLS: Evolução da comutação IP, MPLS, Vantagens e desvantagens; CAMADA FÍSICA: Interface física de transmissão; MEIOS FÍSICOS DE TRANSMISSÃO: Meio de Transmissão, Instalação Física e Cabeamento Estruturado; LABORATÓRIO DE REDES LOCAIS: Laboratório de equipamentos de rede local, Laboratório de VLANs, Laboratório de comunicações seriais, Laboratório de cabeamento estruturado.

 

Sistemas Operacionais
EMENTA: INTRODUÇÃO: 1. Estrutura de um sistema computacional, 2. Conceito e História, 3. Estrutura de um sistema operacional; GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: 1. Introdução a processo, 2.Comunicação entre processos, 3. Gerenciamento de Processos, 4. THREADS, 5. Multiprocessamento SMP e Escalonamento em Tempo Real, 6. Implementação; GERENCIAMENTO DE DISPOSITIVOS DE ENTRADA E SAÍDA: 1.Princípios de HARDWARE de E/S, 2. Princípios de SOFTWARE de E/S, 3. Alocação de recursos e deadlock, 4. Armazenamentosecundário e terciário, 5. Implementação; GERENCIAMENTO DE MEMÓRIA: 1. Sistemas de gerenciamento de memória básicos, 2. Memória virtual, 3. Algoritmos de substituição de páginas, 4.Estratégias de Implementação;GERENCIAMENTO DE ARVIVOS: 1. Arquivos, 2. Diretórios, 3.Implemetação de Sistema de Arquivo, 4. Trabalho de Implementação;SEGURANÇA: 1. Ameaças a segurança, 2. Proteção , 3. Segurança.

 

Microprocessadores
EMENTA: ORGANIZAÇÃO DE MICROPROCESSADORES:- Arquiteturas básicas de microprocessadores. Estrutura de um microprocessador ilustrativo; Temporização e controle externo; Microprocessadores por segmentação de bits; Modos de endereçamento e organização do espaço de endereçamento; Características de interface; Barramento de dados e endereços; Barramento de controle; Mecanismos de interface; Conjunto de instruções; Comandos lógicos e aritméticos; Comando de controle; Tratamento de sub-rotinas; Pseudo-instruções e linguagem "assembly". DISPOSITIVOS PERIFÉRICOS:- Interface com elementos de memória; Memórias ROM, Memórias RAM estática e dinãmica; Interface com elementos de entrada e saída paralelos; Interface programada; Tratamento de interrupções; Acesso direto a memória; Interface com elementos de entrada e saída seriais; Sistema de interface sincronos; Sistemas de interface assincronos; protocolos mais utilizados; Interface com conversores de dados análago-digitais; Interfaces com temporizadores e contadores programáveis. PROGRAMAÇÃO DE MICROPROCESSADORES:- Linguagens de Programação; Endereçamento de memória; Pilhas; Descrição de instruções; Sistemas operacionais.

 

Tecnologia e Sociedade
EMENTA: O ESTADO E A SOCIEDADE: O estado e as instituições sociais, O Estado as relações políticas e econômicas e os movimentos sociais, O capitalismo. A sociedade industrial; A Tecnologia e o Emprego: A revolução industrial e o trabalho, A revolução científica, A tecnologia e o emprego. A nova divisão do trabalho; Desenvolvimento Científico e Tecnológico: Pesquisa, desenvolvimento e engenharia, Transferência de tecnologia para os paises em desenvolvimento, O sistema de ciência e tecnologia de uma nação moderna. Inovação.

 

transparenciapublica px logoexercito px logo_frf px revistaime px logo_capes

© 2012 Instituto Militar de Engenharia - IME
Criação e Desenvolvimento: Agência 2A • Comunicação