orkut px facebook px twitter px youtube

graduacaocomputacao

Engenharia de Software
EMENTA: - Processos de Software: modelos de processo de software; iteração de processo; atividades de processo - Desenvolvimento Rápido de Software: métodos ágeis (extreme programming; scrum) - Reuso de Software: panorama do reuso de software; padrões de projeto; geradores de aplicação; frameworks; linhas de produto de software - Evolução de Software: dinâmica da evolução de software; manutenção de software; processo de evolução; evolução de sistemas legados - Gerenciamento de Projetos: atividades de gerenciamento; cronograma de projeto; análise de riscos - Estimativa de Custo de Software: produtividade de software; técnicas de estimativa; modelagem algorítmica de custos - Gerenciamento de Qualidade: qualidade de processo e de produto; garantia de qualidade e padrões; planejamento e controle de qualidade; métricas de software - Aprimoramento de Processo: classificação e medição de processos; análise e modelagem de processos; mudança de processos; framework CMMI - Gerenciamento de Configurações: planejamento de gerenciamento de configurações; gerenciamento de mudanças; gerenciamento de versões e releases; construção de sistemas.


Linguagens de Programação
EMENTA: i - introdução: 1. conceitos e paradigmas; 2. sintaxe e semântica 3. processadores de linguagens. ii - tipos: 1. valores e tipos; 2. tipos primitivos; 3. tipos compostos; 4. tipos recursivos; 5. sistemas de tipos; 6. expressões. iii - armazenamento e controle: 1. variáveis e atualização; 2. atributos das variáveis; 3. comandos; 4. expressões com efeitos colaterais. iv - abstração: 1. tipos de abstração; 2.parâmetros. v - encapsulamento: 1. tipos abstratos; 2. objetos e classes. vi - sistemas de tipo: 1. sobrecarga; 2. polimorfismo; 3. inferência de tipos; 4. herança.


Multimídia
EMENTA: INTRODUÇÃO: Visão geral das redes de comunicação, princípios básicos de sinais digitais, sistema visual humano; SINAIS DE ÁUDIO E VÍDEO DIGITAL: varredura e display, colorimetria/espaços de cores, vídeo digital, compressão de imagens, codificação de vídeo, codificação de áudio, medidas de qualidade/desempenho; TRANSMISSÃO DE MÍDIAS: vídeo sobre IP, erros de transmissão, streaming, protocolos e padrões utilizados para transmissão multimídia.


Projeto e Análise de Algoritmos
EMENTA: INTRODUÇÃO A ALGORITMOS: Problemas e instâncias; Algoritmos e sua definição; Especificação de algoritmos; Critérios de análise; Correção de algoritmos; Eficiência; Limitações. ANÁLISE DE ALGORTIMOS: Desempenho de Algoritmos; Notação Assintótica: O(.), W(.) e q(.); Operações em notação Assintótica; Complexidade de pior caso; Recursividade na solução de problemas; Comparação de implementações recursivas e iterativas de um mesmo algoritmo; Algoritmo Polinomiais; Algoitmo pseudo-polinomiais. TÉCNICAS DE PROJETO DE ALGORITMOS: Princípio de indução; Divisão e conquista; Algoritmos gulosos; Programação dinâmica; Caminhamento e busca em grafos: busca em largura e em profundidade; Backtracking, exploração de árvores Branchand- Bound. APLICAÇÕES: Algoritmos gulosos: exemplos; Dividir para conquistar: exemplos; Programação dinâmica: exemplos; Buscas em grafos: exemplos; outros exemplos: Processamentos de Cadeias, Geometria Computacional. TEORIA DA COMPLEXIDADE: Árvores de decisão; Introdução à NP-Completeza; Classes P, NP, NP-Completo; Redução Polinominal.ALGORITMOS APROXIMADOS, HEURÍSTICOS, PROBABILÍSTICOS: Algoritmos aproximados; Metaheurísticas; Algoritmos probabilísticos.


Robótica
EMENTA: INTRODUÇÃO: Desenvolvimento Histórico dos Sistemas de Robótica; Conceitos de Mecânica de Manipuladores; Conceitos dePlanejamento e Controle de Trajetória; Conceitos dePercepao Sensorial e Inteligência para Sistemas Robóticos. CINEMÁTICA DE MANIPULADORES ROBÓTICOS: O Problema Cinemático Direto; O Problema Cinemático Inverso. DINÂMICA DE MANIPULADORES ROBÓTICOS: Formulação de Lagrange-Euler; Formação deNewton-Euler; Equações Generalizadas deD'Alembert para o Movimento. Planejamento de Trajetórias de Manipuladores: Conceitos Gerais de Planejamento de Trajetórias; Trajetórias de Interpolação de Juntas; Planejamento de Caminhos para um Manipulador Cartesiano. Controle de Manipuladores Robóticos: Introdução aos Servomecanismos e Elementos de Mecatrônica; Técnica do Torque Computado; Controle Adaptativo. Percepção Sensorial: Sensores de Proximidade e de Contato; Sensores de Força e de Torque. Visão de Máquina: Aquisição de Imagens e Pré-processamento; Segmentação e Descrição; Reconhecimento e Interpretação. Técnicas de IA para Robótica: Aplicações de meta-heurísticas para sistemas robóticos; Aplicações de Redes Neurais e Lógica Fuzzy para Sistemas Robóticos.


Direito
EMENTA: Teoria Geral do Estado; Elementos Introdutórios do Direito; Direito Constitucional; Direito Civil; Direito Penal Militar; Direito Administrativo.


Gestão Organizacional
EMENTA: O PENSAMENTO ADMINISTRATIVO: 1. A evolução da Administração e Gerenciamento de Organizações; 2. Planejamento Organizacional. A ORGANIZAÇÃO: 1. Características da Governabilidade de uma Organização; 2. Liderança. ELEVANDO A CAPCIDADE CIENTÍFICA NACIONAL BRASILEIRA: 1. Mapeamento do ambiente externo de uma organização; 2. Fortalecimento da Inovação Tecnológica e Industrial Brasileira; 3. Cadeias Produtivas de Defesa. MODELOS DE REFERÊNCIA PARA ORGANIZAÇÕES MILITARES: 1. Os principais modelos de referência de Aplicação Universal; 2. O modelo de Gestão de Ciência e Tecnologia para Defesa; 3. Programa de Excelência Gerencial do Exército Brasileiro.


Inteligência Artificial
EMENTA: i - introdução: 1. introdução à ia; 2. agentes inteligentes; 3. técnicas de ia. ii -métodos de resolução de problemas: 1. busca em espaço de estados; 2. buscas cegas; 3. buscas heurísticas. iii - jogos: 1. introdução a jogos; 2. teoria minimax; 3. algoritmos para busca em jogos. iv - linguagens simbólicas: 1. lógica de 1a ordem; 2. prolog. v - representação de conhecimento: 1. sistemas baseados em conhecimento; 2. técnicas de representação.


Projeto de Redes IP
EMENTA: Introdução às Redes Genéricas de Comunicações: Conceitos Básicos, Comunicações Analógicas e Digitais, Redes de Computadores; Especificação e Análise do Projeto de Redes de Telecomunicações: Levantamento de Informações de Situação, Elementos de ligação entre negócios empresariais e tecnologias da informação, Projeção de Cenários Futuros para Arquiteturas de TI, Definição de critérios de implantação; Rede Local: Sistema de Cabeamento Estruturado, Acesso WI-FI, Salas de Telecomunicações e Sala de Equipamentos, Data Center, Redes de Acesso; Telefonia sobre IP: Introdução à Rede Pública de Telefonia; Introdução aos Sistemas de Telefonia sobre IP; Projeto de Rede de Telefonia sobre IP; Vídeo sobre IP: Sinais de Vídeo Analógico, Introdução aos Sistemas de Vídeo sobre IP, Projeto de Rede de Vídeo sobre IP.


Sistemas de Informações
EMENTA: INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE INFORMAÇÕES CORPORATIVAS: 1. Introdução; 2. Histórico; 3. Discussão do Artigo de PINE II; 4. Conceitos de CISM PLANEJAMENTO DO CISM: 1. Efeitos da TI na Competição; 2. Arquiteturas das Tecnologias de Informação; 3. Operando um CISM; 4. Gerenciando o CISM; 5. Planejando o CISM.


Sistemas Embarcados
EMENTA: Estrutura geral de sistemas embarcados (processador, memórias, barramentos, subsistemas internos, interfaceamento e modos de operação), microcontroladores, interface de entrada (sensores, sample-hold, conversores A/D), interface de saída (conversores D/A, atuadores), elementos de memória embarcada e externa. Metodologias e ferramentas de projeto. Microcontroladores: famílias, programação assembly e C, contadores, temporizadores e dispositivos de segurança de operação, interrupções. Programação concorrente e em tempo real. Ferramentas de software e hardware para desenvolvimento, depuração e validação. Sistemas com comunicação sem fio. Estudos de caso.


Tecnologia e Sociedade
EMENTA: O ESTADO E A SOCIEDADE: O estado e as instituições sociais, O Estado as relações políticas e econômicas e os movimentos sociais, O capitalismo. A sociedade industrial; A Tecnologia e o Emprego: A revolução industrial e o trabalho, A revolução científica, A tecnologia e o emprego. A nova divisão do trabalho; Desenvolvimento Científico e Tecnológico: Pesquisa, desenvolvimento e engenharia, Transferência de tecnologia para os paises em desenvolvimento, O sistema de ciência e tecnologia de uma nação moderna. Inovação.

transparenciapublica px logoexercito px logo_frf px revistaime px logo_capes

© 2012 Instituto Militar de Engenharia - IME
Criação e Desenvolvimento: Agência 2A • Comunicação