Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Eng. Eletrônica
Início do conteúdo da página

Engenharia Eletrônica - Graduação

O Curso de Engenharia Eletrônica propicia aos seus alunos uma sólida formação técnico-profissional voltada à análise, à concepção, ao projeto e a implementação de equipamentos que compõem os mais diversificados sistemas de comunicações, de guerra eletrônica, de automação e controle. A par dessas características técnico-profissionais, o referido curso também valoriza aspectos relacionados à gestão de processos de operação, de manutenção e de fabricação de equipamentos eletrônicos de um modo geral.

 

HISTÓRICO

 

A década de 1940 foi fértil em descobrimentos técnicos e científicos, mormente em assuntos ligados à área da eletrônica. O desenvolvimento do transistor, cujo primeiro projeto surgiu em Dezembro de 1947, e das técnicas de miniaturização marcou o início de um período de progressivo e incessante desenvolvimento tecnológico: a chamada era do semicondutor. A gama de conhecimento nessa área ganhava dimensões e importância estratégica.

 

Diante da importância do domínio da tecnologia relacionada à eletrônica, o Departamento Técnico e de Produção, órgão vinculado ao Ministério da Guerra - de acordo com o Artigo 3o do Decreto-Lei No 9.100, de 27 de março de 1946, e incumbido das atividades técnicas, científicas e de produção de interesse do Exército, conforme prescreve o Artigo 10o deste mesmo decreto-lei, encaminha ao Ministério da Guerra a proposta de criação da especialidade Eletrônica na Escola Técnica do Exército, estabelecimento de ensino subordinado ao referido Departamento.

 

Assim sendo, o Exmo Sr Ministro de Estado dos Negócios da Guerra, por meio da Portaria no 414, de 28 de novembro de 1952, e conforme parecer do Estado-Maior do Exército, resolve transformar em Eletrônica o Curso de Eletricidade da Escola Técnica do Exército. Criando assim, o curso do qual o atual curso de Engenharia Eletrônica do Instituto Militar de Engenharia é legítimo herdeiro.

 

CONTATOS

 

Coordenador de Graduação: Maj QEM Alberto Mota SIMÕES – D.C.
Tel: (21) 3820-4149 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Graduação Eng. Eletrônica

Fim do conteúdo da página