Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Engenharia de Materiais
Início do conteúdo da página

Engenharia de Materiais - Graduação

A Seção de Engenharia de Materiais desenvolve, com tradição e excelência, atividades de ensino e pesquisa. O curso de graduação fornece ao egresso dupla habilitação em Engenharia Metalúrgica e Engenharia de Materiais, segundo ofício no 07120/2020-CREA-RJ do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro CREA-RJ.  É considerado um dos melhores cursos em Engenharia Metalúrgica e de Materiais do país, tendo conquistado o grau máximo no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE).

Podemos definir material, de uma maneira geral, como qualquer substância que pode ser usada em aplicações práticas. Os materiais foram, são e continuarão a ser fundamentais para o desenvolvimento da nossa civilização. Tanto é assim que vários estágios do progresso humano recebem os nomes de "Idade da Pedra", "Idade do Bronze", "Idade do Ferro" e assim por diante.

No contexto moderno, o desempenho das tecnologias que definem o modo de viver da humanidade dependem, sem exceção, da sua capacidade de desenvolver sistemas de engenharia com materiais adequados. Muitas vezes, o desempenho destes sistemas é limitado pela disponibilidade de novos materiais com propriedades superiores, o que torna a busca por novos materiais uma atividade perene e relevante. Assim, a formação de recursos humanos capacitados nas áreas de Engenharia Metalúrgica e Engenharia de Materiais assume um papel estratégico no desenvolvimento científico e tecnológico nacional.

 

Histórico

O curso de graduação em Engenharia Metalúrgica do IME, criado em 1938, teve sua origem na antiga Escola Técnica do Exército, sendo um dos mais antigos do Brasil na área de metalurgia, tendo contribuído diretamente para a criação da Companhia Siderúrgica Nacional – CSN.

O curso de Engenharia Metalúrgica do IME vem formando engenheiros metalúrgicos desde a sua criação e passou por algumas adaptações em 1966 para se enquadrar à Lei no 5194/66, que regulamenta a profissão de Engenheiro e, em 1973, para se adequar à Resolução no 218, de 29 de junho de 1973, que define as atividades das diferentes especialidades da Engenharia.

Em 1986, para atender às demandas do Exército e às da sociedade brasileira, o Projeto Pedagógico do Curso – PPC de Engenharia Metalúrgica foi modernizado para oferecer uma formação acadêmica mais ampla, envolvendo disciplinas como: Física do Estado Sólido, Química Inorgânica, Polímeros, Semicondutores, Cerâmicas Avançadas e Materiais Compósitos.

O curso de Engenharia Metalúrgica passou a ser oficialmente denominado, no âmbito do Exército Brasileiro (EB), Engenharia de Materiais através da Portaria no 071, de 26 de julho de 2004, publicada na página 20 do Boletim do Exército nº 31/2004 pelo Chefe do Estado-Maior do Exército. Esta portaria também regulamentou o enquadramento e movimentação deste novo profissional dentro do Quadro de Engenheiros Militares (QEM).

Em 19 de novembro de 2020, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro – CREA/RJ, por meio do ofício no 07120/2020-CREA-RJ, reconheceu a dupla habilitação do egresso do IME em Engenharia Metalúrgica e Engenharia de Materiais, confirmando a robustez e a extensão do Projeto Pedagógico do Curso da Seção de Engenharia de Materiais do IME.

 

Contatos

COORDENADOR DE GRADUAÇÃO: Maj QEM Lucio Fabio Cassiano Nascimento - D.C.
 Tel: (21) 2546-7273 / lEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  

SECRETARIA: S Ten Marco Aurélio Oliveira da Silva Serra
 Tel: (21) 2546 – 7268 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

Graduação Engenharia de Materiais

Fim do conteúdo da página