orkut px facebook px twitter px youtube

graduacaobasico

O Curso Básico tem por finalidade preparar os alunos para cursar as diferentes especialidades oferecidas pelo IME, fornecendo-lhes as fundamentações: científica, técnica e humanística, essenciais para o início da formação dos futuros engenheiros. Dentro do organograma do IME, a Seção de Ensino Básico (SE/1) é a responsável pelo Curso Básico.


Para o Curso de Formação e Graduação (CFG), destinado aos alunos oriundos do meio civil e que concluíram o 2º Grau, o Curso Básico tem a duração de 2 (dois) anos. Já para o Curso de Graduação (CG), que recebe oficiais egressos da AMAN, o Curso Básico tem a duração de 1 (um) ano. Isto ocorre porque estes oficiais já cursaram parte das disciplinas ministradas pelo Curso Básico ao longo de sua formação naquela Academia. Os oficiais das nações amigas matriculados no IME realizam o curso com o CFG ou com o CG, de acordo com sua formação prévia.

 

1º ano 2º ano CG
Capacidade Anual 80 100 20
Carga horária total do curso 720h 840h 966h
Integralização da carga horária do curso 1560h 966h

 

Além disto, o Curso Básico ministra para o 5o Ano das diversas especialidades as seguintes disciplinas: Administração (30h), Gestão Ambiental (30h) e Direito (30h - esta disciplina é ministrada para o 4o Ano de Engenharia de Fortificação e Construção e para o 5o Ano das outras especialidades).

 

HISTÓRICO

O Curso Básico é o responsável pela maioria das disciplinas que compreendem o núcleo de conteúdos básicos para os cursos de Engenharia exigido pelo Conselho Nacional de Educação.

 

Desde sua implantação, o IME foi estruturado de forma a concentrar estas disciplinas nos dois primeiros anos do curso, realizando a formação específica em uma Engenharia somente a partir do terceiro ano (ao contrário do que ocorre na maioria das outras Instituições de Ensino Superior). Assim, a origem do Curso Básico remonta à própria criação da Escola Técnica do Exército, em 1933, órgão que posteriormente se transformaria no IME (em 1959). Desde então, o Curso Básico sofreu diversas adaptações para melhor se adequar à conjuntura do momento, mantendo porém inalterada a sua principal finalidade: fornecer aos seus alunos um sólido embasamento para o prosseguimento de seus estudos de engenharia.

 

NORMAS

Dos engenheiros formados pelo IME, espera-se que tenham não apenas uma formação técnica sólida, mas também uma formação ética e humanista e um forte senso de responsabilidade social. Como primeira fase de um curso de graduação em engenharia, cabe ao Curso Básico realizar atividades que atendam a estas destinações.

 

O IME considera o ensino fundamental em engenharia extremamente importante, possibilitando que os engenheiros graduados tenham uma forte formação politécnica. Assim, o Curso Básico enfatiza o estudo da matemática, da física, da química e da computação, de modo a fornecer aos alunos as ferramentas técnicas necessárias ao prosseguimento de seu curso, não importa a especialidade. Disciplinas como Projeto Inglês e Redação Científica e atividades como o Programa de Estímulo à Leitura contribuem para o aprimoramento dos atributos ligados à área afetiva e constituem parte essencial do processo de formação humanista do futuro engenheiro.


Competência:
- Conhecer os fundamentos de matemática, física, química e computação necessários às diversas especialidades da engenharia; 
- Conhecer as normas de redação científica empregadas na elaboração de relatórios, trabalhos técnicos, projetos, teses, etc.


Habilidades:
- Aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos à resolução de problemas práticos;
- Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
- Desenvolver habilidades e estratégias para abordagem de textos escritos na língua inglesa;
- Executar e interpretar resultados de experimentos práticos;
- Realizar trabalhos em equipe.

 

transparenciapublica px logoexercito px logo_frf px revistaime px logo_capes

© 2012 Instituto Militar de Engenharia - IME
Criação e Desenvolvimento: Agência 2A • Comunicação