px facebook px twitter px youtube

logo

graduacaocomputacao

A Seção de Ensino (Departamento Acadêmico) Engenharia de Computação no IME tem como objetivo produzir conhecimento e formar recursos humanos nos níveis de graduação e pós-graduação. A qualidade dos alunos formados é comprovada, entre outros qualificadores, por meio de suas colocações no mercado de trabalho. Os egressos do IME ocupam posição de destaque em indústrias, universidades e institutos de pesquisa.

 

O curso (ver histórico abaixo) foi o primeiro criado no Brasil, em 1985, e tem por objetivo formar engenheiros capacitados para a integração matemática-hardware-software, segundo moderna visão sistêmica. Concorrendo na área de Computação e Informática, os alunos obtiveram o primeiro lugar em desempenho na prova do ENADE no ano de 2008 com média geral 72,704. O segundo (UFMG) e terceiro (UFRGS) colocados obtiveram médias 58,977 e 58,386, respectivamente. O curso de Engenharia de Computação do ITA concorreu na área de Engenharia (Grupo II). Destacando-se entre os primeiros em desempenho geral no ENADE (2008), o curso de Engenharia de Computação do IME contribui para o desenvolvimento nacional com o sucesso da participação dos seus egressos nas empresas e indústrias e, sobretudo, atende as necessidades de engenharia do Exército Brasileiro.

 

A integração com a pós-graduação em Sistemas e Computação também é um diferencial importante.

 

Todos os docentes do núcleo permanente do Programa de Mestrado ministram aulas no Curso de Graduação em Engenharia de Computação, integrantes da mesma Seção de Ensino (Departamento Acadêmico) do IME. Além disso, o corpo docente mantém uma intensiva orientação acadêmica de alunos da graduação em disciplinas tais como:
- TD (Tema Dirigido - 1 semestre - 4º período);
- IP (Iniciação à Pesquisa - 2 semestres - 6º e 7º períodos) e
- PFC (Projeto de Fim de Curso - 2 semestres - 8º e 9º períodos).

Nestas disciplinas, os alunos desenvolvem trabalhos de pesquisa relacionados e apoiados pelos projetos do Programa, com a apresentação de Monografias em Sistemas e Computação nos seminários finais de avaliação.

Os mais relevantes trabalhos da graduação são beneficiados pela publicação e divulgação, à semelhança do mestrado, com o Código Brasileiro do ISSN, obtido do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

Os projetos representativos da integração da graduação com o mestrado resultam em participações, publicações e premiações em eventos, dos quais destacam-se, entre outros:
- os congressos da SBC e da SOBRAPO;
- Jornadas de Iniciação Científica;
- Maratona de Programação da SBC.

Há um crescente incremento do vínculo Universidade-Empresa, por meio da organização IETEX (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica do Exército, criada em 2006) localizada no bairro da Urca na cidade do Rio de Janeiro, que se vincula às demais incubadoras nacionais no acesso às empresas e instituições privadas e públicas, como o próprio Centro de Tecnologia do Exército (CTEx), situado em Guaratiba/Marambaia (Rio de Janeiro) e a Fábrica de Materiais de Comunicação e Eletrônica (FMCE) da Indústria de Material Bélico do Exército (IMBEL), localizada no bairro do Caju (Rio de Janeiro), em busca de consolidação e inovação tecnológica que valorizem o desenvolvimento nacional.

O curso de Engenharia de Computação do IME destaca-se pelo seu pioneirismo e pela sua excelência, sendo um dos principais centros de referência no Brasil do ensino de graduação nesta engenharia.

HISTÓRICO

 

A origem da criação do curso de Engenharia de Computação remonta ao ano 1984, quando o Centro Tecnológico do Exército e pela então Diretoria de Informática (atual Centro Integrado de Telemática do Exército) mapearam as carências computacionais do Exército e verificaram que o curso tradicional de Engenharia Eletrônica do IME já não atendia as necessidades da Força Terrestre.


Assim, no ano de 1985, ingressaram no 3º ano os primeiros alunos do atual curso de Engenharia de Computação do IME. Na ocasião, o currículo adotado pelo IME considerou as propostas da ACM, do IEEE e da Universidade de Carnegie Mellon. O curso denominou-se inicialmente Eletrônica com Ênfase em Informática, em decorrência de preceito legal que determinava, às novas engenharias, terem origem nas já existentes.


Ainda em 1985, o IME participou, juntamente com várias universidades do Rio de Janeiro (UFRJ, UFF, UFRRJ, UERJ e PUC-Rio), das reuniões promovidas pelo CREA/RJ, por meio da sua Câmara Eletricista, cujos estudos em 1987, confirmaram a necessidade do estabelecimento de nova área autônoma de engenharia denominada Engenharia de Computação.


No ano de 1987, aqueles 5 alunos que ingressaram no então 3º ano de Eletrônica com Ênfase em Informática tornaram-se os primeiros engenheiros de computação formados no Brasil, já adotando a atual taxonomia.

 

Estudos realizados em 1986 foram homologados pelo Conselho Federal de Engenharia em 1993, por meio da Resolução 380, que definiu as atribuições dos Engenheiros de Computação ou Engenheiros Eletricistas com Ênfase em Computação.


O IME compartilha com a PUC-Rio o pioneirismo desta engenharia de concepção integradora, centrada nos conhecimentos do software, equipamentos computacionais (hardware) e matemática intensiva.


Desde a sua criação, em 1985, até o ano de 2010, o IME formou 264 engenheiros de computação.

 

CONTATOS


Coordenador de Graduação: Prof. Raquel Coelho Gomes Pinto – D.Sc.
Tel: 00 55 21 2546-7092 Ramal: 6091
e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


Vice-Coordenador de Graduação: Maj Anderson Fernandes Pereira dos Santos – D.Sc.
Tel: 00 55 21 2546-7092 Ramal: 6091
e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


Secretaria de Graduação: Regina Vera da Silva Campos
Tel: 00 55 21 2546-7099 
e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

transparenciapublica px logoexercito px logo_frf px revistaime px logo_capes

© 2012 Instituto Militar de Engenharia - IME
Criação e Desenvolvimento: Agência 2A • Comunicação