orkut px facebook px twitter px youtube

imecorpodealunos

Um Exército pode passar cem anos sem participar de uma guerra, mas não pode ficar um minuto sequer sem estar preparado para ela. Por isso, a formação dos Oficiais é um assunto de extrema importância, pois são eles que irão garantir a eficiência, a eficácia e a efetividade das ações desenvolvidas pela Força Terrestre, na paz e na guerra.

 

Para cumprir essa nobre tarefa de formar Oficiais para o Exército, o Instituto Militar de Engenharia (IME) possui um Corpo de Alunos (CA), constituído por Oficiais instrutores, altamente qualificados, formados pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).

 

Dentre outras, o CA tem como missão fornecer uma sólida base à formação militar dos alunos, contribuindo com a área acadêmica no sentido de construir a identidade militar dos futuros Engenheiros Militares.

 

REGIME DE ENSINO

O Corpo Discente do Instituto Militar de Engenharia se divide em: alunos da ativa, alunos da reserva e CFOR (Curso de Formação de Oficiais da Reserva).

 

O CFOR tem instruções militares ministradas apenas no 1º ano do curso. Ao seu término, os alunos que o compõem são declarados Aspirantes-a-Oficial da Reserva de Material Bélico. Nos 4 (quatro) (quatro) anos seguintes, esses alunos não mais usarão a farda.

Ao longo dos cinco anos, os alunos desenvolvem as seguintes disciplinas, em instruções militares semanais:

1. Instrução Geral: Ordem Unida, Regulamentos, Serviços Internos e Externos, Hierarquia e Disciplina, dentre outras;
2. Combate e Serviço em Campanha: tiro de fuzil, Tiro de Pistola, Orientação, Progressão, Patrulha, Higiene e Primeiros Socorros, Transposição de Obstáculos, dentre outras;
3. Treinamento Físico Militar: corrida, Barra, Abdominal, Flexão de Braços, Pista de Obstáculos, Olimpíadas, dentre outras;
4. História Militar: principais fatos históricos que envolveram direta ou indiretamente a participação do Exército Brasileiro; visita a museus; realização de pesquisas de interesse institucional;
5. Comando Chefia e Liderança Militar;
6. Inteligência Militar;
7. Atividades de Complementação do Ensino: palestras; visitas a estabelecimentos civis e militares; programa de prevenção e combate às drogas; assuntos da atualidade, dentre outras;
8. Administração Militar;
9. Noções Básicas do emprego das Armas, Quadro e Serviço: conhecimento das atividades técnicas relativas ao emprego da Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Intendência, Comunicações e Material Bélico.

transparenciapublica px logoexercito px logo_frf px revistaime px logo_capes

© 2012 Instituto Militar de Engenharia - IME
Criação e Desenvolvimento: Agência 2A • Comunicação