Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Laboratórios
Início do conteúdo da página

mestradomecanica

Laboratórios

LABORATÓRIO DE CARTOGRAFIA
DESCRIÇÃO: Destina-se a pesquisas sobre representações terrestres com ênfase em aplicações de navegação, atualização, generalização cartográfica, mapeamento temático. Entre os últimos trabalhos realizados, com ênfase percepção, destacam-se os relativos à área de defesa com propostas de otimização de mapas militares e em apoio às atividades de segurança urbana.
RESPONSÁVEL: Prof. FELIPE 


LABORATÓRIO DE DEFESA CIBERNÉTICA (LabDefCiber)
DESCRIÇÃO: Este o laboratório temático se destina principalmente ao ensino e à pesquisa na área de Defesa Cibernética. Tem por objetivo fornecer infraestrutura para a pesquisa aplicada, para o desenvolvimento de ambientes e ferramentas, para a avaliação de processos e para o ensino experimental em suas áreas temáticas. Seu foco é apoiar projetos de pesquisa voltados para criptografia, segurança da informação, segurança de redes e inteligência computacional.
HOMEPAGE: http://www.defesacibernetica.ime.eb.br/
RESPONSÁVEL: Ten Cel CARDOSO / Maj ANDERSON


LABORATÓRIO DE FOTÔNICA
DESCRIÇÃO: Atende aos cursos de graduação através de práticas laboratoriais que são desenvolvidas pelos alunos, e à pós-graduação, cujos alunos realizam simulações e medidas experimentais. É possível realizar pesquisa teórica ou experimental nas áreas de dispositivos ópticos para comunicações ópticas, sistemas de comunicações ópticas guiadas ou no espaço livre, redes ópticas, redes WDM e sensores em fibra óptica no Laboratório de Fotônica.
HOMEPAGE: www.fotonica.ime.eb.br
RESPONSÁVEL: profa. THEREZA


LABORATÓRIO DE HIDRÁULICA
DESCRIÇÃO: Criado há mais de meio século e considerado um dos mais importantes do país, foi submetido a um processo de modernização de seus equipamentos em 2003.Durante o ano letivo são realizadas aulas práticas, em complemento ao ensino teórico das disciplinas de graduação de Hidráulica, Hidrologia, Saneamento Básico e Fenômenos de Transporte e de pós-graduação de Hidráulica Fluvial e de Obras Hidráulicas e Portuárias. Essa instalação contribui para a formação dos alunos de graduação em diversos cursos: Fortificação e Construção, Química, Mecânica, Elétrica e Cartografia; e de pós-graduação, nível mestrado, dos cursos de Transportes, Mecânica e Engenharia de Defesa.Cabe destacar que outras instituições de ensino, como a PUC-RJ e a UFRJ, usam as instalações do laboratório para o desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa.Os ensaios realizados com maior frequência no laboratório são: medidas de pressão, determinação do número de Reynolds, experiência de Torricelli, determinação de viscosidade, determinação de perda de carga em tubos, estudo de vertedores, ensaio de tubo de Pitot, estudo de bocais e orifícios, estudo de corpos flutuantes, medição de vazão em canais, estudo de escoamento em canais, ressalto hidráulico, determinação de curvas características de bombas centrífugas, análise da estabilidade de corpos flutuantes, estudos de tratabilidade de águas e simulação de operação de centrais hidroelétricas.Além das atividades didáticas, o Laboratório de Hidráulica apóia vários projetos de pesquisa de interesse da sociedade, citando-se, por exemplo, estudos realizados para Furnas S.A., Cepel-Eletrobrás, e Betta Hidroturbinas.
RESPONSÁVEL: PROF. AMORIM


LABORATÓRIO DE LIGANTES E MISTURAS BETUMINOSAS
DESCRIÇÃO: O novo Laboratório de Ligantes e Misturas Betuminosas, inaugurado em 2009, tem mais de 200 m2 de área construída e foi concebido com o objetivo de proporcionar, aos alunos de graduação e de pós-graduação, os mais modernos equipamentos de análise dos materiais empregados em pavimentação asfáltica.Está capacitado para a realização de todos os ensaios de caracterização dos diversos tipos de ligantes asfálticos convencionais (cimento asfáltico de petróleo, emulsão asfáltica e asfalto diluído) além de poder desenvolver estudos e projetos relativos à dosagem e ao comportamento mecânico de misturas asfálticas a frio e a quente. Está apto, também, à realização de estudos e pesquisas relativas à manutenção e gerência de pavimentos asfálticos.A viabilização financeira da obra e da aquisição dos equipamentos foi obtida por meio de convênio de cooperação técnica com a Petrobras, quando o IME passou a integrar a Rede Temática de Tecnologia em Asfalto, da qual fazem parte as mais importantes universidades brasileiras.Atualmente, o IME/Laboratório de Asfalto encontra-se na segunda fase de pesquisa da Rede Temática em tecnologia de Asfalto da Petrobras, que corresponde à fase de pesquisa e desenvolvimento (P&D), cujo objetivo é a elaboração de um método de dimensionamento e previsão de desempenho de pavimentos asfálticos, o qual será elaborado através do monitoramento de segmentos experimentais até o fim de sua vida útil, sendo cada instituição membro da Rede responsável pelos estudos de pelo menos dois destes trechos. O primeiro trecho do IME corresponde a um segmento da rodovia RJ-122, entre Cachoeira de Macacu e Guapimirim, que já foi executado e encontra-se em fase de monitoramento.Além disso, diversos têm sido os contatos para a elaboração de projetos de pesquisa cujo objeto principal seja a utilização de materiais alternativos em pavimentação, como no caso do SENAI/Votorantim Metais, para utilização da cinza da caldeira a coque, a Samarco, para utilização de resíduos arenosos da mineração de ferro, a Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA), para utilização de escória de aciaria, e a Harsco, para utilização de escória de aciaria da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).
RESPONSÁVEL: Ten Cel GUIMARÃES


LABORATÓRIO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO E CONCRETO 
DESCRIÇÃO: Este laboratório possui equipamentos necessários ao controle tecnológico dos diversos materiais empregados na construção civil, permitindo a avaliação: das características físicas e mecânicas de materiais como madeira, cimento, agregados, aço, concreto e de materiais compósitos, betuminosos e cerâmicos e do comportamento de elementos estruturais, tais como pilares, vigas e fundações em concreto armado.Os alunos do IME utilizam o laboratório nos trabalhos complementares das diversas disciplinas de ensino, nas atividades de iniciação à pesquisa e projetos de fim de curso e de pós-graduação. Além destes, alunos de pós-graduação e graduação de outras instituições de ensino, tais como UFRJ, UFF, UERJ, PUC-Rio, também desenvolvem trabalhos de pesquisa neste laboratório.Tanto as modernizações das máquinas como a construção da laje e dos pórticos foram realizadas com apoio financeiro da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).  O laboratório é apoiado por empresas privadas, tais como Holcim Brasil (fornece cimento para concreto), MC Bauchemie Brasil (fornece adições e aditivos para concreto), Basf Construction Chemical Brasil (fornece adições e aditivos para concreto), Rogertec (fornece adesivos, aditivos e fibras), Maccaferri (fornece fibras de aço) e Cogumelo (fornece perfis e barras pultrudadas de material compósito de fibra de vidro e resina). Estas empresas doam materiais utilizados nos projetos de pesquisa desenvolvidos na linha de pesquisa Materiais e Estruturas para Infraestruturas de Transportes, entre outras.A reforma de modernização das instalações físicas do Laboratório de Materiais de Construção foi finalizada em 2009, o que permitiu a realização de ensaios preliminares físico-químicos de materiais e ensaios de compressão uniaxial, tração uniaxial e de flexão automatizados. A construção da laje de reação de 4,0 metros x 3,5 metros em 2011 e a fabricação e montagem dos pórticos estruturais em 2012 no laboratório possibilitaram o ensaio de vigas, pilares e lajes em maior escala.
RESPONSÁVEL: Ten Cel ANA MARIA 


LABORATÓRIO DE MECATRÔNICA 
DESCRIÇÃO: O Laboratório de Mecatrônica do IME destina-se ao ensino, pesquisa, desenvolvimento e inovação em Sistemas Mecatrônicos. Para isso, utiliza métodos e equipamentos de vanguarda, similares aos encontrados nas indústrias tecnologicamente desenvolvidas. Historicamente, surgiu de um projeto de reestruturação do antigo Laboratório de Máquinas Elétricas do IME, contemplado nos editais FINEP CT-INFRA 01/2005, em que foi demolido o laboratório original, 01/2006, em que foi construída a infraestutura física dos novos laboratórios, e 01/2013, em que foi adquirido um Sistema CIM (Computer Integrated Manufacturing) Industrial. 
RESPONSÁVEL: Cel CARRILHO 


LABORATÓRIO DE MICROONDAS
DESCRIÇÃO: Realiza pesquisas sobre dispositivos e sistemas em freqüências elevadas, englobando os espectros de microondas e de ondas milimétricas. 
RESPONSÁVEL: Prof. ARAÚJO


LABORATÓRIO DE POSICIONAMENTO
DESCRIÇÃO: Atende às demandas de ensino de graduação e de pós-graduação, destinando-se também as atividades de pesquisa nas áreas da Geodesia e de Posicionamento, com foco em Sistemas e Redes Geodésicas e tecnologias espaciais de posicionamento, como o GPS. Além dos recursos computacionais, possui diversos equipamentos para a coleta de dados com fins à estimação de coordenadas, dentre outras aplicações. Fica localizado na Seção de Ensino de Engenharia Cartográfica.
RESPONSÁVEL: Prof. LEONARDO 


LABORATÓRIO DE PROCESSAMENTO DE IMAGEM
DESCRIÇÃO: Realiza pesquisas sobre sistemas de vídeo e processamento de imagens. 
RESPONSÁVEL: Profa. CARLA 


LABORATÓRIO DE PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS
DESCRIÇÃO: A pós-graduação na Seção de Engenharia Elétrica (SE/3) do IME surgiu em 1971 e teve sua primeira dissertação na área de processamento de sinais de voz defendida em 1977. Desde então, o então Laboratório de Processamento de Sinais de Voz do IME desenvolveu pesquisas na área de reconhecimento de voz e de locutor (identificação e verificação). Em 2012, visando melhor expressar as atividades desenvolvidas atualmente, sua denominação mudou para Laboratório de Processamento Digital de Sinais. Ao longo do tempo, tivemos próximo a 30 mestres formados no IME (Programas de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e em Engenharia de Defesa) ou em parceria com outras instituições e 2 doutores em co-orientação com o PEE/UFRJ. A produção científica do LPDS tem sido constante já contando com uma grande quantidade de artigos técnicos, projetos de fim de curso e temas de iniciação científica. O LPDS realiza pesquisas na área de processamento de sinais.  
HOMEPAGE: www.ime.eb.br/~labvoz
RESPONSÁVEL: Prof. APOLINÁRIO 


LABORATÓRIO DE PROCESSAMENTO DE SINAIS ACÚSTICOS
DESCRIÇÃO: A pesquisa tem como principais temas de atuação: processamento de sinais acústicos, análise tempo-frequência, reconhecimento automático de locutor e voz, identificação acústica de emoções, classificação de sinais e ruídos acústicos, métodos de realce de sinais, medidas de inteligibilidade, localização robusta de fontes de sinais acústicos. 
HOMEPAGE: lasp.ime.eb.br 
RESPONSÁVEL: Profa. ROSÂNGELA 


LABORATÓRIO DE RADIOFREQUÊNCIA E ANTENAS
DESCRIÇÃO: Realiza pesquisas nas áreas de sistemas de comunicações (RF), abrangendo as faixas de freqüências de HF, VHF e UHF.
RESPONSÁVEL: Prof. ARAÚJO 


LABORATÓRIO DE ROBÓTICA
DESCRIÇÃO: Realiza pesquisas sobre robôs móveis, no que se refere ao projeto mecânico, eletrônico e de controle. Está dotado de infra-estrutura básica de computação, instrumentação virtual (labview), softwares de projeto mecânico, equipamentos de eletrônica (fontes, osciloscópio digital, multímetros, gerador de funções, etc.) e de realidade virtual. O laboratório desenvolve robôs para inspeção de cascos de navios, através de projeto FINEP/CTPETRO, robôs bípedes (USP, IPT-SP) e tecnologias de atuadores pneumáticos (UFMG). 
RESPONSÁVEL: Prof. PAULO ROSA 


LABORATÓRIO DE ROBÓTICA INDUSTRIAL E DE DEFESA (IDR Lab)
DESCRIÇÃO: O Laboratório de Robótica Industrial e de Defesa (IDR Lab) é destinado ao ensino, à pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em robótica industrial e em robótica de Defesa, com foco em metodologias que auxiliem a programação on-line e off-line, tanto para um único robô quanto para Sistemas Robóticos Cooperativos, onde existem relações de dependência entre diversos robôs operando simultaneamente de forma cooperativa. Os robôs industriais são os principais dispositivos mecatrônicos da atualidade, sendo considerados estratégicos tanto para o meio civil como militar, possuindo aplicação dual. Por guardar grande sinergia com diversas áreas do conhecimento, possibilita oportunidades de pesquisas aos alunos civis e militares em nível de pós-graduação em Engenharia Mecânica, de Sistemas, Elétrica e de Defesa.
RESPONSÁVEL: Cel RIBEIRO 


LABORATÓRIO DE SOLOS
DESCRIÇÃO: O Laboratório de Solos dispõe de todos os equipamentos necessários à realização dos ensaios de caracterização completa, compactação, CBR, adensamento, permeabilidade, cisalhamento direto, compressão triaxial estático e compressão triaxial com carga repetida. Há um equipamento triaxial dinâmico que permite a programação de ciclos de carga com velocidade O Laboratório de Solos dispõe de todos os equipamentos necessários à realização dos ensaios de caracterização completa, compactação, CBR, adensamento, permeabilidade, cisalhamento direto, compressão triaxial estático e compressão triaxial com carga repetida. Há um equipamento triaxial dinâmico que permite a programação de ciclos de carga com velocidade controlada e que tem permitido a realização de um grande número de estudos e pesquisas relativos ao comportamento resiliente de solos tropicais brasileiros utilizados em pavimentação rodoviária, principalmente, na região amazônica. Ummoderno sistema de aquisição de dados, com oito canais de entrada para células de carga, transdutores de pressão e sensores de deformação, permite a automatização da maioria dos equipamentos de ensaios convencionais. O equipamento de ensaios triaxiais dinâmicos também permite a avaliação automatizada da vida de fadiga de corpos de prova de misturas asfálticas. Este equipamento insere o IME no restrito rol de universidades que o possuem. As prensas de adensamento são automatizadas e possuem umtransdutor de deslocamentos e um sistema de aquisição de dados dedicado, além de um programa de monitoramento de leituras concebido especialmente para este tipo de ensaio. Além de atender a todas as necessidades do curso de graduação, o Laboratório de Solos tem proporcionado o desenvolvimento de pesquisas para várias dissertações de mestrado do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Defesa e Engenharia de Transportes. Os estudos envolvem o comportamento resiliente de solos tropicais em pavimentação rodoviária, agregados artificiais de argila calcinada, comportamento de misturas asfálticas, entre outros. O laboratório também dispõe de uma sala para ensaios à temperatura controlada, onde são realizados os ensaios de adensamento e ensaios triaxiais com controle de temperatura. Além dos equipamentos disponíveis para os ensaios de laboratório, há equipamentos para instrumentação e monitoramento de campo, tais como o GPR (Ground Penetration Radar), a leitora de fibra ótica, para ensaios de laboratório e de campo e a sonda inclinométrica.
RESPONSÁVEL: Profa. ESTHER

Fim do conteúdo da página