Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Química
Início do conteúdo da página

Disciplinas - Química - Mestrado e Doutorado

Catalisadores Ácidos-Base - Carga horária: 39 horas
Ementa: Introdução, definições e conceitos básicos, Estudo estrutural de catalisadores ácido - Base, Métodos de preparação de aluminas, óxidos e zeólitas, Modificações dos catalisadores ácido base . Caracterização por diferentes métodos físicos, Principais reações catalisadas por sólidos ácidos.


Catalisadores de Oxidação Seletiva - Carga horária : 39 horas
Ementa: Mecânica quântica do sólido, Exemplos de reações Industriais: descrição e mecanismo , adsorção alílica; correlações empíricas entre propriedades físico - químicas e catalíticas, Coordenação superficial. óxidos dos metais de transição; cristal perfeito e cristal real, estrutura, propriedades termodinâmicas e não - estequiométricas. Teoria Eletrônica da Catálise, quimissorção sobre semi-condutores, potencial de superfície, cinética e superfície real,.Métodos experimentais, preparação, análise físico-química, condições de reação


Computação Digital aplicada à Química - Carga horária teórica: 26 horas / Carga horária experimental: 52 horas
Ementa: Conceitos gerais e linguagens de computador; análise; sub-rotinas científicas; e aplicações correntes à química.


Espectrometria e Estrutura das Moléculas - Carga horária: 39 horas
Ementa: Radiação eletromagnética e sua interação com a matéria. Elementos de estrutura atômica e molecular. Simetria e teoria de grupos. Métodos espectroscópicos e suas aplicações.


Estágio de Aperfeiçoamento Didático - Carga horária: variável
Ementa: Organização de uma disciplina; programação de tópicos; preparo de aulas, exercícios e provas; avaliação.


Estereoquímica - Carga horária: 39 horas
Ementa: Introdução. Simetria estrutural. Diasteriometria. Enantiometria. Estereoquímica dinâmica. Determinação da configuração relativa e absoluta. Análise conformacional.


Fundamentos de Catálise - Carga horária: 52 horas
Ementa:Teoria da reação catalíca heterogênea, etapas da reação catalítica, eliminação dos efeitos de difusão de massa e de calor para o estudo cinético. Adsorções físicas e químicas, métodos diretos e indiretos de medida de adsorção, equações de Freundlich, Langmuir, B.E T, Dubinin, etc. Introdução à preparação de catalisadores, tipos fundamentais de catalisadores e seus diferentes métodos de preparação. Caracterização dos catalisadores, métodos diretos e indiretos. Testes calíticos, princípios de funcionamento.


Heterocíclicos - Carga horária:39 horas
Ementa: Nomenclatura; Síntese; Reatividade; propriedades farmacológicas e usos gerais das diversas classes de heterocíclicos de N, O, S, P, Se, Si, e B.


Introdução à Pesquisa - Carga horária: 39 horas
Ementa: Pensamento científico. A observação. A lógica indutiva. A lógica dedutiva. A inquirição. As etapas de investigação científicas. O registro do trabalho científico, princípios. A literatura científica e a recuperação da informação . A responsabilidade científica e o princípio de não-contaminação. Segurança no trabalho de pesquisa e técnico.


Mecanismos das Reações Orgânicas I - Carga horária: 52 horas
Ementa: Estrutura das moléculas e ligações químicas. Métodos cinéticos e não-cinéticos de determinação do mecanismo de reações. Relações de energia livre. Carbocátions, substituição nucleofilica, adição, eliminação e rearranjos moleculares. Carbânions, estabilidade, geração, reação com compostos carbonílicos.


Mecanismos das Reações Orgânicas II - Carga horária: 52 horas
Ementa: Teoria do Orbital Molecular, Teoria de HÜCKEL. Aromaticidade e substituição eletrofilica aromática. Reações pericíclicas:eletrocílicas, cicloadições, sigmátropicas e queletrópicas. Regras de WOODWARD-HOFFMANN, teoria de orbitais de fronteira, conceito de Mobius-Hückel. Reações por radical-livres. Fotoquímica, princípios, simetria de orbitais e reações de sistemas com elétrons.


Métodos Instrumentais - Carga horária: 39 horas
Ementa: Reações, mecanismos e aplicações de reações tipo: Mannich, Wittig e Michael. Condensações tipo Claisen e Aldol. Rearranjos moleculares de Claisen, Favorski, Pinacol e Fries. Reduções de Birch, Wolff-kishner e Clemmens e outras reações denominadas.


Modelagem Molecular - Carga horária teórica: 26 horas / Carga horária experimental: 65 horas
Ementa: Introdução, Evolução, Fundamentos,Coleta de dados experimentais e parametrização. Utilização: tipo de informatização desejada e modelos físicos e computacionais (SC e BIOSYM)


Tópico Especial - Química Inorgânica Avançada - Carga horária: 39 horas
Ementa:Simetria Molecular e Grupos Pontuais, Propriedades Atômicas e Eletrônicas de Elementos de Transição, Simetria Orbital e sua Representação, Ligações Químicas formadas por elemento de transição, Propriedades Espectroscópicas, Estado Sólido


Química Quântica - Carga horária: 52 horas
Ementa: Fundamentos da mecânica quântica. Átomo de um elétron. Átomos multieletrônicos. Métodos aproximados. Ligações químicas e estrutura molecular.


Ressonância Magnética Nuclear - Carga Horária: 39 horas
Ementa: Teoria de quantização do momento angular aplicada a RMN. Operadores de spin nuclear. Tensores de deslocamento químico. Teoria de acoplamento spin-spin e dipolar. Relaxação e equações de Bloch. Modelo vectorial semiclássico da magnetização. Excitação com pulsos de radiofrequência. Deteção de sinais de RMN. Sequências de pulsos. Experiências em uma e duas dimensões. Deteção inversa.


Síntese Orgânica - Carga Horária: 52 horas
Ementa: Estratégia e análise retro-sintética em Síntese Orgânica. Métodos modernos de formação de ligações carbono-carbono e carbono-heteroátomo. Modificações e proteção de grupos funcionais com exemplos escolhidos da literatura química


Técnicas de Laboratório - Carga horária: 65 horas
Ementa: Segurança no laboratório. Métodos e técnicas básicas de trabalho experimental. Trabalhos a alta pressão. Métodos cromatográficos. Operações aplicadas à pesquisa na área de especialização do aluno.


Técnicas Avançadas de RMN - Carga Horária: 39 h
Ementa: Transferência de polarização. Sequências de pulsos em uma dimensão. INEPT, DEPT, APT. Métodos de excitação seletiva. DANTE, pulsos formatados. Sequências de pulsos em duas dimensões. COSY, HETCOR, HOM2DJ, HET2DJ, INADEQUATE-2D, HMBC, HMQC, NOESY, ROESY, TOCSY. RMN em três dimensões. RMN de sólidos. RMN in vivo.


Tópico Especial - Métodos Instrumentais em RMN - Carga Horária: 39 horas
Ementa:Preparação de amostras sólidas e líquidas para análise por RMN, Operação do Espectrômetro de RMN UNITY - 300, Prática de LOCK e SHIM,Uso do programa VNMR, Controle e manipulação dos Parâmetros de Aquisição de Dados, Calibração de Pulsos, Medição de T1 e T2, Montagens de experiências em uma e duas dimensões, Manipulação e Obtenção de dados, Pratica com desacoplamento seletivo 13C PND, SFORD, GATED, WEFT, BINOM, COSY, HECTOR, NOESY, E NOEDIFF, RMN multinuclear em líquidos, Operação com temperatura variada, Simulação de espectros por RACCOON, LAOCOON, PANIC, Instrumentação Básica de RMN, Manutenção de rotina do espectrômetro.


Tópico Especial - Novas Perspectivas de Projetos - Órgãos de Fomento - Carga Horária: 39 horas
Ementa: A importância da leitura, Técnicas para Elaboração de projetos, Fase de Elaboração dos Trabalhos, Elaboração de Seminários, Introduçaão a Pesquisa Científica, Acessoàs informações quanto as pespectivas e oportunidades, Elaboração de um projeto de Pesquisa solicitando auxílio a um órgão de Fomento.


Tópico Especial - Preparação de Catalisadores - Carga horária: 39 horas
Ementa:O que o catalisador faz, Estrutura de catalisadores, O que ele contém, Desenvolvimento de Catalisadores, Materiais catalíticos : o que são, projeto de catalisadores, como inventá-los, Preparação de Catalisadores: como são feitos, catacterização de catalisadores.


Tópico Especial - Química Ambiental - Carga horária: 39 horas
Ementa:Utilização de Zeólitas no Tratamento de Efluentes Inorgânicos, Caracterizações mineralógicas, físicas e químicas das zeólitas, Métodos de Determinação da Capacidade de Troca, Análise dos parâmetros que influenciam o processo de troca iônica, Estudo da Influência de diferentes ânions, Determinação do mecanismo efetivo de remoção dos metais pesados, Avaliações das Zonas de Transferência de massa, Isotermas de Adsorção, Estudo cinético e Termodinâmico.


Tópico Especial - Quimica de Organofosforados - Carga horária: 39 horas
Ementa: Síntese de organofosforados tipo fosfina, complexos de fosfinas com metais, fosfitos, fosfonitos, complexos de aminofosfinas. Compostos fosfonio. Halo e pseudohalofosfinas, haletos de fosfonila e fosfinila e derivados de acido fosfonores fosfinos, fosfinico. Os mecanismos de reações e a aplicações organofosforados na vida prática.


Tópico Especial - Quimica Orgânica Avançada - Carga horária: 39 horas
Ementa: Química orgânica avançada de polaridade, aromaticidade , moleculares chirais, estereoquimica e os intermediários reativos das reações química orgânicas.


Tópicos Especiais Em Química Medicinal - Carga horária: 39 horas
Ementa: Estrutura e função celular. Microbiologia básica. Receptores, canais e enzimas. Ação farmacológica e planejamento de fármacos. Modelagem Molecular, QSAR e ADME no planejamento de fármacos. Quimioterapia de doenças infecciosas, câncer e doenças degenerativas.


Tópicos Especiais em Modelagem Molecular - Carga horária: 26 horas
Ementa:Introdução à modelagem de proteínas por homologia; Utilização dos principais softwares e bancos de dados para a construção e validação de modelos por homologia; Modelos empíricos de campos de força (Mecânica Molecular) Métodos de minimização de energia (Steepest descent e Gradientes conjugados) Dinâmica molecular de proteínas e DNA; Introdução à utilização do Software GROMACS 3.2.1 para minimização de energia e simulações de dinâmica molecular de proteínas em caixa d´água.

Fim do conteúdo da página