px facebook px twitter px youtube

logo

biblioteca

BIBLIOTECA

Localizada no 4° andar, situada à Praça General Tibúrcio n° 80 na Praia Vermelha. Ocupa uma área total de 416 m², dividida em  quatro ambientes: sala de tratamento técnico e recepção, salão de leitura, salão de livros e salão de periódicos. Destina-se a disponibilizar conhecimento para o corpo discente, docente e administrativo do IME.

 

Dentro das diretrizes estabelecidas, o IME deve conduzir-se visualizando o futuro de forma a manter-se permanentemente como uma escola de excelência, assim como sua Biblioteca.

NORMAS DE UTILIZAÇÃO

Todo usuário compromete-se a acatar as normas em vigor e o não cumprimento destas poderá acarretar em penalização.

USUÁRIOS

A Biblioteca atende aos funcionários e alunos do IME e disponibiliza seu acervo ao público externo para consulta ou empréstimo entre Bibliotecas.

ACERVO

Nosso acervo é constituído de livros, folhetos, obras de referência (dicionários, enciclopédias, etc.), teses, publicações periódicas (revistas, anuários, etc.), entre outros.


O usuário tem acesso ao seu conteúdo por meio de terminais de consulta localizados na Biblioteca ou através da página da Biblioteca. A ordenação das obras segue a Classificação Decimal de Dewey. Link para acesso: http://www.ime.eb.br/consultas.html

 

Em caso de dificuldade no ato da pesquisa, o usuário deverá procurar a equipe da Biblioteca que procederá com a devida orientação  nas técnicas de pesquisa bibliográfica.

CADASTRAMENTO

Todo o público interno do IME e outras bibliotecas deverão cadastrar-se. O cadastramento será da seguinte forma:

  1. Público interno - mediante comunicado do setor a que o usuário estiver subordinado;
  2. Público externo - mediante carta de intercâmbio entre bibliotecas.

USO DAS DEPENDÊNCIAS

É proibido a entrada de usuário portando bolsa, sacola ou similar. Estes objetos devem ser deixados no guarda volumes. A Instituição não se responsabiliza pelo extravio de pertences e objetos de valor deixados no guarda-volumes e nas dependências da Biblioteca.

 

Toda obra particular que exista similar na Biblioteca, tal como publicações, CD-ROMS, que o usuário necessite levar para o interior da Biblioteca, deverá ser identificado na recepção da Biblioteca.

COMPORTAMENTO

  • O leitor deverá permanecer em atitude compatível com o ambiente, mantendo comportamento discreto e o devido silêncio.
  • É proibido fumar.
  • É proibido ao usuário consumir qualquer tipo de bebida ou alimento.
  • É desaconselhado o uso de aparelhos eletrônicos. Sob responsabilidade única do usuário, poderá ser utilizado desde que não perturbe outros leitores e funcionários.
  • É proibido falar ao telefone no interior da Biblioteca.

EMPRÉSTIMO

O empréstimo de livros será concedido ao usuário cadastrado que esteja em situação regular, ou seja, que não esteja em atraso de devolução e que não tenha qualquer pendência com a Biblioteca.

 

PRAZOS PARA EMPRÉSTIMO DE PUBLICAÇÕES:

 

Categoria Quantidade Dias
ALUNO DE GRADUAÇÃO 4 15
ALUNO DE PÓS-GRADUAÇÃO 6 30
PROFESSOR 6 30
MILITAR (CORPO PERMANENTE) 4 15
SERVIDORES CIVIS DO IME 4 15
OUTRAS BIBLIOTECAS 3 15

 

O empréstimo deverá ser renovado por igual período quando a obra não estiver reservada para outro usuário (reserva de itens) e o mesmo estiver em situação regular.

 

RENOVAÇÕES

 

Para renovação o usuário pode realizá-lo pessoalmente na Biblioteca, atentando para as seguintes regras:

  • a renovação do prazo de empréstimo é permitida, caso a obra não esteja reservada para outro usuário;
  • a devolução de material bibliográfico é de responsabilidade do usuário;
  • a justificativa de atraso na entrega do material, por impossibilidade de acesso à renovação de empréstimo via internet, não impede o pagamento de multa.

 

MATERIAL QUE NÃO PODERÁ SER EMPRESTADO

  • Obras de referência: dicionários, enciclopédias, guias, manuais, catálogos;
  • Materiais especiais: CD-ROMS (que não acompanhem a publicação) e obras raras;
  • Teses, Dissertações, Projetos de Fim de Curso e Trabalhos de Iniciação à pesquisa

 

RESERVA

 

O usuário poderá reservar livros que estejam emprestados. As obras ficarão na Biblioteca à disposição do solicitante por um prazo de 03 (três) dias úteis para livros e 24 horas para periódicos, após terem sido devolvidas e disponibilizadas para quem solicitou a reserva.

 

Há livros que por sua raridade e importância são classificados como “somente para consulta local”, estas publicações não podem ser reservadas.

 

REPRODUÇÃO DE DOCUMENTOS

Não há serviço de reprodução de documentos ns Biblioteca do IME. No caso de solicitação de cópia de Teses, Dissertações, Projetos de Fim de Curso e Trabalhos de Iniciação à pesquisa, o usuário deverá fazer a solicitação na recepção da Biblioteca que verificará a possibilidade na seção de origem do trabalho, a disponibilidade do material em meio eletrônico.

FICHA CATALOGRÁFICA

A Biblioteca elabora ficha catalográfica para dissertações, teses e livros de alunos e professores do IME. O prazo de elaboração da ficha é de 03 (três) dias úteis.

 

MEIOS DE CONSULTA

Catálogo da Biblioteca (Software PERGAMUM) – para consulta das publicações impressas existentes na Biblioteca;

 

Base de e-books (Minha Biblioteca) - Base de dados de e-books formada por 4 editoras que, juntas, formam o maior catálogo de livros em língua portuguesa disponível online. São elas: Grupo A (Artmed, Bookman, Artes Médicas, McGraw Hill Brasil, Penso e Tekne) , Atlas, Grupo Gen (Guanabara Koogan, Santos, Roca, Forense, Método, LTC e EPU) e Saraiva. Disponibiliza, em uma única plataforma, acesso online a um extenso conteúdo técnico, científico e profissional de qualidade reconhecida nacionalmente. O acesso é feito por login e senha individual, que devem ser cadastrados previamente na biblioteca do IME.

 

Portal de periódicos da CAPES - É uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de cerca de 15 mil títulos com texto completo, 126 bases referenciais, seis bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual. O acesso ao portal é autorizado somente a computadores conectados à rede do IME.

 

Catálogo Coletivo Nacional (CCN)– importante ferramenta disponível na internet para localizaão de periódicos em Bibliotecas nacionais.

 

CONVÊNIOS ESTABELECIDOS

COMUT - E um programa de Comutação Bibliográfica do qual fazemos parte, para obtenção de cópias de artigos de periódicos encontradas no CCN - Catálogo Coletivo Nacional. Este serviço pode ser solicitado na Biblioteca.

 

Empréstimo entre Bibliotecas – é possível mediante a apresentação de uma carta de intercâmbio fornecida pela Biblioteca do IME, após o usuário ter localizado a publicação de seu interesse em outra instituição. Ele será responsável pela integridade da obra e acatará as normas e prazos da Biblioteca que forneceu a publicação. O empréstimo de material bibliográfico entre bibliotecas pode ser feito da seguinte maneira:

  1. Usuários Internos - É feito mediante a apresentação de uma carta de intercâmbio fornecida pela Biblioteca, após o usuário ter localizado a publicação de seu interesse em outra instituição. Ele será o responsável pela devolução e integridade da obra. Esses empréstimos seguem as normas da insttuiçao fornecedora da obra.
  2. Usuários Externos (bibliotecas de outras instituções) - É feito mediante o cadastro da biblioteca de outra instituição que receberá o cartão de usuário para acesso ao acervo. Os usuários de bibliotecas de outras instituições deverão apresentar o cartão de usuário, fornecido pela sua biblioteca, ou uma carta de "solicitação de empréstimos entre bibliotecas" expedida pela sua instituição para a retirada da obra. O responsável pelo empréstimo será sempre a instituição solicitante, através do responsável pela assinatura na carta. Esse empréstimo é permitido apenas para livros, e cada solicitante poderá retirar até 3 livros.

 PENALIDADES

A não devolução da obra no prazo determinado, implicará em aplicação de penalidades, conforme o quadro abaixo:

 

ATRASOS
Multa de R$1,00 (um real) por dia útil de atraso.
Suspensão do direito de empréstimo e renovação até a regularização da situação.

transparenciapublica px logoexercito px logo_frf px revistaime px logo_capes

© 2012 Instituto Militar de Engenharia - IME
Criação e Desenvolvimento: Agência 2A • Comunicação