px facebook px twitter px youtube

biblioteca

Algoritmos em grafos
Financiamento: CAPES, CNPq
Responsável: Profa. Lílian Markezon, Profa. Cláudia Marcela Justel
Descrição: Trata do desenvolvimento de algoritmos em grafos e da análise de complexidade dos algoritmos, possibilitando a visualização de sua execução e de seus resultados.

 

Ambientes virtuais colaborativos
Financiamento: CAPES, CNPq
Responsável: Jauvane Cavalcante de Oliveira
Descrição: Ambientes Virtuais Colaborativos que são hoje explorados na Internet são em sua maioria absoluta de pequena escala, ambos na quantidade de usuários que participam de uma simulação bem como no tamanho do mundo virtual compartilhado. Um número de arquiteturas para AVCs de grande escala foram propostas nos últimos 10 anos, porém todos aqueles que provêm melhor escalabilidade não funcionam de modo ubíquo na internet disponível hoje. Este projeto prevê a implementação de AVCs de grande escala que não dependam de atualizações na Internet. Em uma primeira instância (ano 1) dois protótipos serão implementados, o que alimentará a segunda etapa do projeto (ano 2) onde uma nova arquitetura para AVCs de grande escala será introduzida, sendo modelada em ferramenta de simulação para assegurar a sua estabilidade. Tal arquitetura será utilizada em uma outra implementação de AVC de grande escala, com objetivo de validar o modelo.

 

Criptologia
Financiamento: CAPES, Ministério da Defesa
Responsável: Prof. José Antônio Moreira Xexéo
Descrição: Este projeto tem por finalidade o estudo de algoritmos e técnicas de criptografia.

 

Engenharia de software
Financiamento: Monistério da Defesa
Responsável: Prof. Ricardo Choren Noya
Descrição: O objetivo deste projeto é desenvolver teorias, métodos e ferramentas para apoiar a produção de software. Este projeto visa contribuir com novas abordagens para produzir software de alta qualidade. Entre as áreas de pesquisa, inclui-se: processo de desenvolvimento, engenharia de requisitos, projeto de arquitetura e desenvolvimento orientado a aspectos.

 

Engenharia de software para sistemas multiagentes
Financiamento: CAPES, Ministério da Defesa
Responsável: Prof. Ricardo Choren Noya
Descrição: Desenvolver a Área de Engenharia de Software de Sistemas Multi-Agentes, avaliando e validando seus fundamentos e as tecnologias desenvolvidas em domínios de aplicação que tem a vocação natural para a adoção de soluções baseadas em SMAs, como: Comércio Eletrônico, Computação Móvel, Educação a Distância e Otimização de Sistemas.

 

Engenharia de tráfego em redes IP
Financiamento: CAPES, Ministério da Defesa, FAPERJ
Responsável: Prof. Ronaldo Moreira Salles
Descrição: O objetivo geral desse projeto é desenvolver um pacote de software para engenharia de tráfego em redes IP visando à otimização do uso dos recursos disponíveis, e servindo como ferramenta de apoio à tomada de decisão nas operações de gerência, comando e controle da rede. Os objetivos específicos são estudar e desenvolver algoritmos para a otimização das funções de roteamento, alocação de recursos, controle de admissão, e suporte à qualidade de serviço em redes IP estruturadas e em redes IP com topologia dinâmica.

 

Genoma e transcriptoma comparativo
Financiamento: CNPq, outros
Responsável: Prof. Alberto Martin Rivera Dávila, Profa. Maria Cláudia Reis Cavalcanti
Descrição: O principal objetivo deste projeto é prover um ambiente de suporte aos estudos de genoma e transcriptoma comparativo de Kinetoplastida, que possa oferecer informação semântica sobre recursos científicos, como dados e programas, na área de Bioinformática e possibilitar o uso destes recursos de forma conjunta pela comunidade científica interessada. O desenvolvimento deste ambiente envolve uma parceria da Fiocruz e as Universidades Federais do Rio de Janeiro e de Santa Catarina. Esse ambiente prevê o desenvolvimento de ferramentas de Bioinformática para realizar esses estudos e para organizar e descrever recursos importantes para a sua realização, tendo por base a plataforma Web e bancos de dados integrados. A parceria entre a Fiocruz e as universidades terá ainda como benefício adicional o estabelecimento de um grupo de pesquisa de Bioinformática, resultando na organização de cursos na área de Bioinformática. O ambiente desenvolvido deverá inicialmente incluir os seguintes programas: Phred/Phrad, Blast, Blastz, ClustalW, CDD e Phylip e a ontologia Gene Onthology. Este ambiente será desenvolvido inicialmente com base nas seguintes tecnologias: MySQL, Linux, Perl, Bioperl, e PHP. Mais tarde estes programas serão gradualmente disponibilizados na forma de serviços Web. Em paralelo, será desenvolvido um conjunto de ontologias, denominado BioServOnto, que fornecerá uma linguagem padronizada e consensual para facilitar o entendimento comum dos vocabulários, muitas vezes interdisciplinares, empregados na descrição dos recursos e serviços de Bioinformática. Neste ambiente, inclui-se também um sistema de apoio à descrição e busca de serviços de forma a permitir a definição e disponibilização de workflows científicos, baseado na tecnologia de serviços Web, envolvendo atividades de suporte ao processamento de análises comparativas, apoiadas pelos programas mencionados anteriormente e a BioServOnto.

 

Gerência de redes
Financiamento: CAPES, MCT
Responsável: Prof. Ronaldo Moreira Salles
Descrição: O projeto tem como objetivo desenvolver soluções para os problemas inerentes a gerência das redes de computadores. Uma das questões principais é a automatização de todas as ações de gerência de forma que a intervenção humana seja a menor possível. Dentre os problemas estudados, inclui-se: detecção de falhas e anomalias, recuperação de falhas e anomalias, resiliência, segurança de redes, rastreamento de tráfego, monitoramento de tráfego, configuração de redes, otimização e eficiência no uso de recursos de rede, tarifação e ferramentas de gerência.

 

Identificação e análise de alvos para desenvolvimento de fármacos e diagnósticos usando uma abordagem integrada de biologia de sistemas
Financiamento: CNPq
Responsável: Profa. Maria Cláudia Reis Cavalcanti
Descrição: Identificação e análise de alvos para desenvolvimento de fármacos e diagnósticos usando uma abordagem integrada de biologia de sistemas.

 

Processos e tecnologias para a reutilização de software
Financiamento: Ministério da Integração Nacional – Séc. Nac. Defesa Civil, Ministério da Defesa, CAPES
Responsável: Prof. Ulf Bergmann
Descrição: Este projeto tem como objetivos o estudo e a pesquisa de tecnologias de reutilização de software aplicadas ao processo de desenvolvimento de sistemas, de maneira a melhorar sua qualidade e aumentar a produtividade no seu desenvolvimento.

 

Redes para computação móvel
Financiamento: Ministério da Defesa, FINEP, CAPES
Responsável: Prof. Edison Ishikawa
Descrição: Este projeto tem por objetivo analisar a influência da mobilidade de terminais sobre os sistemas de computação, bem como permitir a reengenharia de protocolos hoje existentes e que necessitam de adaptações com vistas a plena compatibilização entre as redes fixas já consolidadas e os sistemas móveis emergentes.

 

Sistemas autônomos inteligentes de robótica
Financiamento: Ministério da Defesa, FAPERJ, CAPES
Responsável: Prof. Paulo Fernando Ferreira Rosa
Descrição: em por objetivo desenvolver uma plataforma com robôs móveis autônomos e homogêneos capazes de realizar tarefas cooperativas em ambientes desestruturados e com um sistema de comunicação insuficiente. As tarefas típicas desses sistemas se caracterizariam na otimização do mapeamento de áreas aleatórias, identificação de caminhos mínimos em um Diagrama de Voronoi, realização do planejamento dinâmico da trajetória e negociação face a sistemas cujos agentes possuem comportamentos favoráveis e contrários em vista a realização de um determinado objetivo.

 

Sistemas de comando e controle
Financiamento: Ministério da Integração Nacional – Séc. Nac. Defesa Civil, Ministério da Defesa, CAPES
Responsável: Prof. Luiz Henrique da Costa Araújo
Descrição: Este projeto tem como objetivos a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias para a implementação de Sistemas de Comando e Controle, a serem utilizados em aplicações militares, e de Sistemas de Suporte a Decisão para apoiar tomadores de decisão de uma maneira geral.

 

TODIMA: Tomada de Decisão Interativa Multicritério Automatizada
Financiamento: Fundação Ricardo Franco
Responsável: Prof. Aderson Campos Passos
Descrição: Seu objetivo é desenvolver softwares de análise de decisão multicritério, livre e gratuito, que possa rodar sobre qualquer plataforma. Por isso é construído com linguagem JAVA. Deseja-se, no final, a obtenção de um produto que possa ser disponibilizado na internet. Este software implementa o método multicritério TODIM de apoio à decisão.

 

Usando a biologia de sistemas e grid para a identificação e análise de alvos para desenvolvimento de fármacos e diagnósticos
Financiamento: CNPq Responsável: Profa. Maria Cláudia Reis Cavalcanti
Descrição: A maioria dos sistemas/softwares para análises de genomas desenvolvidos até o momento tem se limitado ao uso de poucas informações dos genomas. A presente proposta congrega diferentes grupos de pesquisa, os quais tem desenvolvido sistemas mais completos e de uso abrangente, como o GARSA (Genomic Analysis Resources for Sequence Annotation) (Dávila et al 2005) que na sua versão 2.0 inclui no pipeline de análises o uso de 21 programas distintos, e vem sendo desenvolvido no âmbito do consórcio BiowebDB (http://www.biowebdb.org). Outro sistema desenvolvido por colaboradores da FIOCRUZ, é o denominado CruziGeneDB, o qual apresenta gerenciamento de dados laboratoriais que estão sendo produzidos dentro da perspectiva em larga escala, a qual permeia toda a filosofia da abordagem de biologia de sistemas. Embora o GARSA seja um sistema muito completo para análises e anotação comparativa de seqüências, e o CruziGeneDB constitui-se em uma iniciativa pioneira no armazenamento, gerenciamento e disponibilização de dados oriundos de metodologias inerentes às "ômicas", ambos carecem da abordagem de biologia de sistemas, de forma integrada, onde informações vindas da proteômica, expressão, evolução e estruturas tri-dimensionais podem ser combinadas e analisadas visando extrair o máximo de informação funcional dos organismos sob estudo. O presente projeto visa o desenvolvimento e manutenção de uma plataforma multi-usuário de biologia de sistemas para a identificação e análise de alvos para fármacos e diagnósticos, que faça uso da tecnologia de grid visando o aumento da capacidade de processamento/análise com os servidores presentes em diferentes instituições. Os principais beneficiários da plataforma são: a) grupos de pesquisa do Rio de Janeiro e outros estados que tenham interesse em protozoários e b) estudantes de graduação e pós-graduação que serão treinados no uso da plataforma.

 

Web Semântica
Financiamento: CAPES, FAPERJ
Responsável: Profa. Maria Cláudia Reis Cavalcanti
Descrição: Nesse projeto são desenvolvidos trabalhos utilizando tecnologias relacionadas a Web semântica para recuperação e tratamento de informações com enfoque em Banco de Dados, no qual restrições e associações entre recursos publicados na Web possam ser interpretados e tratados dentro de um maior contexto semântico.

transparenciapublica px logoexercito px logo_frf px revistaime px logo_capes

© 2012 Instituto Militar de Engenharia - IME
Criação e Desenvolvimento: Agência 2A • Comunicação