px facebook px twitter px youtube

logo

biblioteca

Percepção Cartográfica (SE6.02)
Contratante: CNPq
Responsável: Luiz Felipe Coutinho Ferreira da Silva
Descrição: Este projeto objetiva o desenvolvimento de pesquisas relativas à percepção visual de documentos cartográficos e sua correlação com queda cognitiva por estresse, percepção tátil, mapas fuzzy, complexidade de representações espaço-temporais, “brainstorming visual” na geração de simbolos, dispositivos de pequeno formato, criptografia e esteganografia aplicadas a mapas e cartas.

Aspectos Matemáticos da Construção de Redes Geodésicas e a Mudança do Referencial Geodésico (SE6.03)
Contratante: CNPq
Responsável: Leonardo Castro de Oliveira
Descrição: Redes Geodésicas são imprescindíveis para posicionamento e navegação. O Brasil, de 2005 a 2015, estará mudando de seu referencial geodésico. A adequada condução desse processo impõe um conjunto de pesquisas em Geodésia e áreas correlatas. Dentre as de interesse estão àquelas voltadas aos aspectos matemáticos e computacionais relacionados à construção de redes geodésicas e à mudança do referencial.

Modelagem estocástica e análise de séries temporais de coordenadas GNSS: Avaliação considerando a influência dos efeitos de cintilação ionosférica na região brasileira (SE6.12)
Contratante: CNPq
Responsável: Heloísa Alves da Silva
Descrição: Nesse projeto de pesquisa objetiva-se investigar os modelos estocásticos e análises dos sinais GNSS (sinais modernizados GPS, GLONASS e Galileo) considerando a influência dos efeitos de cintilação ionosférica na região brasileira. Objetiva-se também investigar a análise de séries temporais de coordenadas GNSS baseada na identificação de ruídos contidos nas séries, visando a construção de modelos funcionais para várias estações no Brasil, podendo ser realizadas análises de correlação temporal e espacial. Além disto, pretende-se investigar os tipos de ruídos contidos em séries temporais de coordenadas GNSS sob efeitos de cintilação ionosférica e construir um modelo funcional que se adeque a essas séries.

transparenciapublica px logoexercito px logo_frf px revistaime px logo_capes

© 2012 Instituto Militar de Engenharia - IME
Criação e Desenvolvimento: Agência 2A • Comunicação