px facebook px twitter px youtube

logo

biblioteca

Ampliação da Capacidade Instalada de PD&I em Sistemas Mecatrônicos de Caráter Estratégico com  Aplicação Dual (SE3.01)
Contratante: FINEP
Responsável: Antonio Eduardo Carrilho da Cunha
Descrição: Realizar ampliações na infraestrutura laboratorial disponível no Instituto Militar de Engenharia (IME) que possibilitarão melhores condições para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Sistemas Mecatrônicos.

Processamento de Sinais para Aplicações em Defesa (SE3.19)
Contratante: CAPES
Responsável: Carla Liberal Pagliari  
Descrição: Projeto associado ao Edital 31/2013 (PRÓ-DEFESA), tendo como instituição líder a UFRJ (coordenação geral Prof. Eduardo A. B. da Silva) e instituição participante o IME (coordenadora local Prof. Carla L. Pagliari), contempla as áreas temáticas da indústria de defesa e educação nacional e ensino militar. O projeto aborda o processamento de imagens (fusão e supervisão automatic por imagens e som) e o processamento de sinais unidimensionais (incluindo a identificação de armamento e a estimação de direção de chegada de sinal de disparo de arma de fogo), em conjunto com o Prof. José Antônio Apolinário Júnior .

Análise de Distorções e Variações Acústicas Não-Estacionárias na Classificação de Sinais de Voz (SE3.20)
Contratante: CNPq
Responsável: Rosangela Fernandes Coelho  
Descrição: O principal objetivo deste projeto de pesquisa é estudar e propor soluções de forma a prover um sistema de classificação de sinais de voz robusto às diferentes distorções e variações acústicas para autenticação de indivíduos. No projeto, será estudado o efeito destas alterações não-estacionárias, de diferentes características temporais (sinais com amplitudes com distribuições Gaussianas e não-Gaussianas), espectrais (cores de espectro branco, rosa ou marrom), além do efeito não-linear do estado emocional na produção do sinal acústico. O sistema de classificação deverá ser robusto às situações adversas reais. Nos estudos e experimentos, serão considerados os efeitos de fontes reais de distorções e alterações acústicas como ruídos sonoros e estados emocionais.

Estimando a Localização da Origem de um disparo com arranjo de microfones em plataforma elevada (SE3.28)
Contratante: CNPq
Responsável: José Antônio Apolinário Júnior
Descrição: O presente projeto objetiva o processamento de sinais de áudio provenientes de um disparo de arma de fogo que foi gravado por um arranjo espacial de microfones. Tal processamento visa primordialmente detectar que houve um disparo e determinar a direção de chegada (azimute e elevação) do atirador e da onda de choque (no caso de um projétil supersônico). Adicionalmente, sempre que possível, busca-se uma estimação da localização do atirador bem como a determinação do calibre ou do armamento empregado.

transparenciapublica px logoexercito px logo_frf px revistaime px logo_capes

© 2012 Instituto Militar de Engenharia - IME
Criação e Desenvolvimento: Agência 2A • Comunicação