px facebook px twitter px youtube

logo

biblioteca

Síntese e análise da biodegradação de componentes de PLDLA
Patrocinador / Órgão Fomento: CNPq
Responsável: Carlos Nelson Elias
Descrição: O objetivo do presente Projeto Cooperativo entre Instituições de Pesquisa e o setor produtivo da Área de Materiais Avançados é formar uma Rede de Pesquisa para desenvolver conhecimentos científicos e tecnológicos em biomateriais bioabsorvíveis, sintetizar resinas bioreabsorvíveis (PLLA: poly L-lactic acid e PDLLA: poly-dl-lactic acid) e fabricar dispositivos bioreabsorvíveis para aplicações em cirurgias bucomaxilofacial.

 

Tratamento da superfície de implantes e de próteses dentárias
Patrocinador / Órgão Fomento: CNPq
Responsável: Carlos Nelson Elias
Descrição: O presente projeto de pesquisa será desenvolvido em dois sub-projetos com execução simultânea e participação de pesquisadores de outras Instituições, alunos de graduação, mestrado e doutorado: Sub-projeto 1: Melhoria da superfície de implantes dentários tem como objetivo desenvolver um tratamento da superfície dos implantes dentários mediante a indução do crescimento da camada de óxido de titânio, avaliar a bioatividade do revestimento com cultura de células de fibronectina e testar a osseointegração da nova superfície em tíbias de coelhos. Sub-projeto 2: Polimento e coloração de titânio para prótese dentária implanto-suportada. A prótese implanto-suportada tem sido uma das responsáveis pela perda dos implantes osseointegráveis devido a indução da perimplantite. Para evitar este problema é necessário que as partes dos componentes protéticos que ficam em contato com os fluídos bucais apresentem boa acabamento superficial para impedir a adesão de bactérias. Neste Sub-projeto serão empregadas técnicas de polimento eletrolítico para reduzir a rugosidade das amostras de titânio e coloração dos componentes protéticos.

 

Produção de componentes biodegradáveis para uso em cirurgias bucomaxilofaciais
Patrocinador / Órgão Fomento:FAPERJ
Responsável: Carlos Nelson Elias
Descrição: O objetivo do presente Projeto Cooperativo entre Instituições de Pesquisa na Área de Biomateriais é desenvolver conhecimentos científicos e tecnológicos para permitir produção de dispositivos para aplicações em cirurgias bucomaxilofacial usando resinas bioreabsorvíveis (PDLLA: poly-dl-lactic acid).

 

Tratamentos Termomecânicos de aços Fe-C-Si-Mn assistidos pelo efeito trip
Patrocinador / Órgão Fomento:CNPq
Responsável:Carlos Sergio da Costa Viana
Descrição: Este projeto tem por objetivo aplicar diferentes tratamentos termomecânicos em aços Fe-C-Si-Mn, a fim de investigar a variação da fração volumétrica e distribuição das fases presentes na microestrutura, bem como caracterizar as propriedades desses materiais, para aplicação na indústria automobilística. Serão utilizados a metalografia quantitativa, as técnicas de MIO e EBSD e ensaios de dureza, à luz da literatura existente.

 

Durabilidade de pastas cimentantes expostas a ambientes agressivos em condições de lâmina d’água profunda e ultraprofunda
Patrocinador/Órgão Fomento:FINEP/ CT PETRO
Responsável: Clelio Thaumaturgo
Descrição: O objetivo deste projeto é desenvolver metodologia para garantir a durabilidade de pastas cimentantes utilizadas em cimentação de poços de petróleo em ambientes agressivos sob condições de lâmina d'água profunda e ultra-profunda. Para tal é necessário a caracterização fisico-química dos materiais (Microscopia Eletrônica, DRX, IR, AnáliseTérmica e Quimica), durante e após o processo de cura da pasta para correlacionar as 6mudanças estruturais sofridas com as perdas de p7ropriedades observadas. A melhor compreensão do8s efeitos da ação dos agentes agressivos ao long9o do tempo na alteração da composição química do cimento endurecido e conseqüentemente na sua degradação é de fundamental importância para evitar problemas a médio e longo prazos de qualidade estrutural de poços petróleo.

 

Materiais de construção à base de cimentos alternativos reforçados por fibras e polpas celulósicas
Responsável:Clélio Thaumaturgo
Descrição: O objetivo principal deste projeto é formar uma rede de conhecimento sobre o emprego de recursos naturais abundantes para criação de novos materiais de construção. Outro objetivo abrangente é formar recursos humanos, de nível técnico ao doutorado, com capacidade potencializada pela complementaridade de conhecimentos colocados neste projeto. Para tal serão produzidos compósitos cimentíceos contendo matrizes convencionais e alternativas reforçados por fibras e polpas de fibras vegetais de diferentes origens (sisal, bambu, banana e bagaço de cana), caracterização dos reforços utilizados e do compósito obtido e avaliação da durabilidade e sua melhoria a partir da aplicação de procedimentos que preservem o reforço celulósico dentro da matriz (como redução da alcalinidade da matriz e pré tratamento das fibras) experimental de suas propriedades, sob efeito do envelhecimento, na forma de elementos construtivos.

 

Materiais de alto desempenho a base de argilominerais
Responsável: Clelio Thaumaturgo
Descrição: A proposta visa a consolidação da área de concentração de Comportamento Mecânico dos Materiais e o fortalecimento da Linha de Pesquisa em Materiais Conjugados do programa de Pós-graduação em Ciência dos Materiais do IME. Devido à interdisciplinaridade do tema, além formar recursos humanos com visão multidisciplinar, possibilita uma maior integração interdepartamental. A proposta contempla Ciência Básica, por envolver o desenvolvimento de modelos e simulações teóricas e Ciência Aplicada e apropriar-se dos conhecimentos gerados, para o desenvolvimento de processos e produtos. Tem caráter inovador, já que se dispõe a desenvolver uma nova classe de materiais de alto desempenho, a partir de matérias primas naturais abundantes no nosso país e em resíduos industriais e agrícolas, justificado pela preocupação com o meio ambiente.

 

Formação de rede interamericana de colaboração de materiais: Uma visão holística sobre os compósitos de fibras naturais para infraestrutura e desenvolvimento
Responsável:Clelio Thaumaturgo
Descrição: O objetivo principal deste projeto é formar uma rede de conhecimento sobre o emprego de recursos naturais abundantes para criação de novos materiais de construção. Outro objetivo abrangente é formar recursos humanos, de nível técnico ao doutorado, com capacidade potencializada pela complementaridade de conhecimentos colocados neste projeto. Esta formação tem uma profundidade que dificilmente seria alcançada em uma instituição isolada.

 

Avaliação dos principais fatores limitantes da eficiência de células solares fotovoltaicas de CdTe produzidas no LFF-IME
Patrocinador / Órgão Fomento:CNPq
Responsável: Leila Rosa de Oliveira Cruz
Descrição: O Laboratório de Filmes Finos (LFF) do IME vem fabricando células de CdS/CdTe por diversas técnicas. Os valores médios que vêm sendo obtidos para a voltagem de circuito aberto (Voc), corrente de curto circuito (Isc) e fator de preenchimento (FF) são, respectivamente, 494 mV, 24 mA/cm2 e 30%. A eficiência de conversão situa-se na faixa de 3-4%, valor considerado baixo se comparado ao recorde mundial atual (16,4%), mas poderá ser melhorado se os fatores limitantes forem identificados e algumas etapas do processamento forem otimizadas.

 

Núcleo de Pesquisas em Turbulência
Patrocinador / Órgão Fomento:FAPERJ
Responsável:Atila Pantaleão Silva Freira (PEM/COPPE/UFRJ); Francesco Scofano Neto, Marcelo José Colaço e Rodrigo Otávio de Castro Guedes
Descrição: Este projeto tem por meta estabelecer os passos iniciais para a montagem de uma rede de pesquisa no país acerca do tema turbulência. Seu objetivo principal é a disseminação e padronização de procedimentos experimentais para pesquisas básicas e aplicadas em turbulência. Também faz parte integrante do projeto a comparação de resultados oriundos de modelos numéricos e suas respectivas validações experimentais.

 

Técnicas híbridas de otimização aplicadas a problemas de engenharia e ciências térmicas
Patrocinador / Órgão Fomento: CNPq
Responsável: Marcelo José Colaço
Descrição: O objetivo principal deste projeto é o de desenvolver técnicas híbridas de otimização e respectivas aplicações em problemas de transferência de calor e mecânica de fluidos.

 

Projeto de cooperação sul-zmericana em identificação de propriedades físicas em transferência de calor e massa
Patrocinador / Órgão Fomento: CNPq
Responsável: Hélcio Rangel Barreto Orlande (PEM/COPPE/UFRJ), Francesco Scofano Neto, Marcelo José Colaço e Rodrigo Otávio de Castro Guedes
Descrição: Este projeto tem por objetivo iniciar um projeto de colaboração sul-americana envolvendo algumas universidades no país e na América do Sul visando montar uma rede de identificação de Propriedades termofísicas de materiais de interesse em engenharia mecânica. Seus principais objetivos são:
1. Desenvolvimento de novas técnicas de identificação de propriedades físicas;
2. Aperfeiçoamento de técnicas de identificação de propriedades físicas já existentes;
3. Atendimento às demandas da indústria em termos da caracterização de novos materiais;
4. Comparação dos resultados obtidos com as diferentes técnicas para materiais-padrão, utilizando inclusive equipamentos-padrão existentes nos institutos de metrologia.

 

Identificação de resíduos de tiro
Patrocinador / Órgão Fomento:CNPq
Responsável: Cap Pinto
Descrição: O objetivo é construir uma rede de microscopia eletrônica que apóie os serviços de criminalística dos estados, tendo como aplicação imediata a identificação de resíduos de tiro na pele de supostos atiradores e qualquer outro tipo de superfície.

 

Modelagem dinâmica de PIG
Patrocinador / Órgão Fomento:CENPES
Responsável: Maj Armando
Descrição: Modelagem dinâmica de PIG visando desenvolvimento de métodos de navegação inercial.

 

Ultrasom para inspeção de casco de navio
Patrocinador / Órgão Fomento:FINEP
Responsável: Prof Luciano
Descrição: O objetivo é desenvolver e construir um dispositivo não tripulado que utilizando técnicas de ultrasom possa inspecionar e verificar a integridade de cascos de navio.

transparenciapublica px logoexercito px logo_frf px revistaime px logo_capes

© 2012 Instituto Militar de Engenharia - IME
Criação e Desenvolvimento: Agência 2A • Comunicação