px facebook px twitter px youtube

logo

biblioteca

Despesa com Pessoal Administrativo e Técnico-Operacional para Implementação do Laboratório de canhoneio (SE4.01)
Contratante: PETROBRAS
Responsável: Arnaldo Ferreira
Descrição: Despesa Com Pessoal Administrativo e Técnico-Operacional Para Implementação do Laboratório de Canhoneio Coordenador: Arnaldo Ferreira Valor: R$ 2.855.625,00 Órgão financiador: Petrobras - Petróleo Brasileiro S.A. Projeto complementar para implantação do centro de excelência em canhoneio. Visa a contratação de recursos humanos para operação do laboratório. Obs: Término previsto em 15/09/2015.

Simulações Físicas para Análise do Dano e Melhoria da Produtividade em Poços Focando o Cenário do Pré-Sal (SE4.02)
Contratante: PETROBRAS
Responsável: Arnaldo Ferreira
Descrição: Simulações Físicas para Análise do Dano e Melhoria da Produtividade em Poços Focando o Cenário do Pré-Sal Coordenador: Arnaldo Ferreira Valor: R$ 2.570.863,00 Órgão financiador: Petrobras - Petróleo Brasileiro S.A Simulações do comportamento mecânico de materiais submetidos a elevadas pressões e a atmosfera salina. Obs: Término previsto em 15/09/2015.

Desenvolvimento e caracterização de implantes osseointegráveis e próteses (SE4.04)
Contratante: CNPq
Responsável: Carlos Nelson Elias
Descrição: Desenvolvimento de implantes de Ti-6Al-4V com superfície tratada e de aço inoxidável para ancoragem ortodôntica; Caracterização das propriedades mecânicas e degradação de próteses mamárias de silicone; Desenvolvimento de cimento para tratamento endodôntico.

Mini-implantes de Ti-6Al-4V e Inox para ancoragem ortodôntica (SE4.05)
Contratante: FAPERJ
Responsável: Carlos Nelson Elias
Descrição: O objetivo deste trabalho é tartar mini-implantes de Ti-6Al-4V para melhorar a estabilidade mecânica, analisar a possível osseointegração e a liberação de íons metálicos após diferentes períodos de implantação em cobais.

Desenvolvimento de cimento endodôntico e caracterização de prótese mamária (SE4.06)
Contratante: FAPERJ
Responsável: Carlos Nelson Elias
Descrição: Caracterizar as propriedades mecânicas e degradação de próteses mamárias de silicone e o desenvolvimento de cimento para tratamento endodôntico

Confiabilidade metrológica na P&D de inovação tecnológica em biomateriais (SE4.09)
Contratante: FAPERJ
Responsável: Carlos Nelson Elias
Descrição: O projeto em tela visa aumentar o escopo de ensaios acreditados do LEM/IME no INMETRO na área de fadiga. Tal procedimento irá permitir o desenvolvimento de pesquisas que terão impacto na inovação tecnológica de biomateriais, em especial nas aplicações nas áreas da implantodontia, ortopedia, endodontia e ortodontia.

Desenvolvimento de Blindagens Balísticas de Carbeto de Silício (SE4.10)
Contratante: FAPERJ
Responsável: Eduardo de Sousa Lima
Descrição: O principal objetivo deste projeto é sinterizar pós de carbeto de silício (SiC) nacional com pós de AI2O3,Y2O3 e Y3AI5O12 como aditivos de sinterização para a produção de placas balísticas.

Caracterização Microestrutural em Microscopia Eletrônica de Varredura com Emissão de Campo (MEV-FEG) de Materiais Nanoestruturados (SE4.14)
Contratante: Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP)
Responsável: Marcelo Henrique Prado da Silva
Descrição: projeto (CT-Infra FINEP) tem por objetivo a caracterização de materiais nanoestruturados em equipamento a ser adquirido (MEV-FEG), em infraestrutura a ser obtida através de reformas laboratoriais. O projeto é institucional, embora os laboratórios a serem reformados e os equipamentos a serem adquiridos fiquem na SE/4.

Biomateriais Metálicos para Emprego na Odontologia (SE4.18)
Contratante: CNPq
Responsável: Carlos Nelson Elias
Descrição: Este projeto visa caracterizar a tração, torção e fadiga de materiais dentários usados na ortodontia, endodontia e implantodontia; comparar o desempenho de fios de aço inoxidável e de ligas com efeito-memória de formas usadas na primeira fase do tratamento ortodôntico; analisar o desempenho e as propriedades mecânicas de limas endodônticas de NiTi.

Elaboração e aperfeiçoamento de ligas absorvíveis de Mg-Zn-Ca e Mg-TR para uso biomédico (SE4.59)
Contratante: FAPERJ
Responsável: Carlos Nelson Elias
Descrição: Esta proposta tem por objetivo desenvolver ligas de Mg-Zn-Ca e Mg-TR (terras raras: La, Nd e Gd) para aplicação na área de biomateriais. As ligas de magnésio compõe o estado da arte em ligas metálicas para aplicações como biomateriais por ser possível o controle de sua degradação no corpo humano, o que permite o desenvolvimento de ligas metálicas totalmente bioabsorvíveis. Esta pesquisa tem característica: a) tecnológica (caracterizar as propriedades físicas das ligas de Mg); b) científica (pesquisa básica: análise dos mecanismos de degradação e o comportamento em corrosão das ligas de Mg; determinar as porcentagens de fases cristalinas presentes, caracterizar a morfologia da superfície de fratura; avaliar a morfologia, topografia e perda de massa do material após sua remoção dos animais; c) social (avaliar materiais absorvíveis que  reduzem a morbidade e os custos ao SUS nas intervenções cirúrgicas adicionais); d) inovadora (uso de matéria prima biodegradável de reduzido custo (Mg) para industrialização de produto de alto valor agregado (ligas metálicas bioabsorvíveis, parafusos cirúrgicos e membranas).

transparenciapublica px logoexercito px logo_frf px revistaime px logo_capes

© 2012 Instituto Militar de Engenharia - IME
Criação e Desenvolvimento: Agência 2A • Comunicação