orkut px facebook px twitter px youtube

biblioteca

Edital Universal do CNPq – Aplicação de CFD à Defesa Química e Biológica
Patrocinador/Órgão Fomento: CNPq – Comitê de Defesa
Responsável: Prof. Ardson dos Santos Vianna Jr.
Descrição: O objetivo geral do projeto é aplicar técnica de CFD para estudar fenômenos de dispersão gasosa na atmosfera visando combater possíveis ações com agentes químicos e biológicos.

 

Desenvolvimento e avaliação de novos extratores sólidos sulfonil-derivados para fins ambientais
Patrocinador / Órgão Fomento: CNPq
Responsável: Alcino Palermo de Aguiar
Descrição: Este projeto tem por objetivo o desenvolvimento de novos suportes para extração em fase sólida, envolvendo a preparação de três grupos de resinas sulfonil-derivadas reticuladas com divinilbenzeno. A metodologia de obtenção consiste no tratamento de uma resina sulfônica comercial com cloreto de tionila de modo a obter a resina cloro-sulfônica correspondente, a qual em etapa posterior será tratada com uréia, tiouréia e guanidina respectivamente. Todas as resinas terão suas capacidades de extração avaliadas empregando metais divalentes, como por exemplo chumbo, o qual é responsável por um fator impactante consideravel no meio ambiente, visto estar presentes no processo fabril de diferentes tipos de materiais ou produtos.

 

Aproveitamento de gás natural – Síntese de dimetil éter
Patrocinador/Órgão Fomento: FINEP / Petrobras
Responsável: Prof. Luiz Eduardo Pizarro Borges
Descrição: Desenvolvimento de sistemas catalíticos e otimização de reatores para a reação de síntese direta – a partir do gás de síntese – do dimetil éter (DME). O DME é um substituto potencial do GLP e do óleo diesel.

 

Catálise ambiental – Produção de biodiesel a partir de resíduos
Patrocinador/Órgão Fomento: FINEP / CNS
Responsável: Prof. Luiz Eduardo Pizarro Borges
Descrição: Os principais objetivos deste projeto eram a melhoria do processo de separação e recuperação dos óleos enviados para a Estação de Tratamento de Efluentes Oleosos (ETEO) da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e o desenvolvimento de aplicações para o óleo recuperado.

 

Edital Universal do CNPq - Estudo das propriedades balísticas de propelentes e da brisância de explosivos
Patrocinador / Órgão Fomento: CNPq – Comitê de Defesa
Responsável: Cap QEM Fernando Cunha Peixoto
Descrição: O projeto de modernos artefatos de defesa e manutenção da paz requer um conhecimento cada vez maior dos parâmetros geométricos, físicos e físico-químicos dos materiais que os compõe. Isto se dá por conta da necessidade de maior praticidade e facilidade no transporte e no manuseio, devido ao caráter de maior mobilidade requerida das forças armadas modernas. Em um país com dimensões continentais como o Brasil, com enormes vazios demográficos, justo nas áreas mais sensíveis (Amazônia, por exemplo), faz com que as força de defesa e reação às ameaças externas (guerrilheiros estrangeiros, traficantes de armas e drogas, contrabandistas biológicos, etc) tenham que se deslocar rápida e eficazmente desde bases distribuídas pelo país até o local da ameaça, muitas vezes por locais de difícil acesso; não raro, a pé. Nesta medida, o armamento utilizado, bem como petrechos explosivos para trabalhos de engenharia de combate, preparação do terreno e/ou destruição de instalações clandestinas, deve ser leve e eficaz. Tais materiais, no passado, exibiam dimensões e peso proibitivos, dado ao desconhecimento dos fenômenos que se processavam em seu interior quando de seu funcionamento, o que forçava enormes margens de segurança em sua arquitetura de construção (paredes espessas, cargas explosivas superdimensionadas, etc). Tal desconhecimento era devido, não à inexistência de modelos fenomenológicos, constitutivos ou empíricos, mas à incapacidade de realizar os cálculos necessários. Com a popularização dos computadores, tais modelagens puderam ser levadas a termo e a sofisticação dos modelos possibilita um maior conhecimento dos fenômenos, permitindo a diminuição das margens de segurança a serem praticadas. Contudo, o problema do levantamento ou estimação dos parâmetros necessários a estes cálculos permanece um problema agudo, uma vez que requer uma solução para cada configuração artefato-propelente-explosivo-local de utilização. Neste contexto, e como forma de aumentar o conhecimento das propriedades de materiais energéticos bem como do funcionamento dos artefatos que os utilizam, propõem-se, no presente trabalho, a Modelagem contínua e estimação de parâmetros cinéticos da reação de nitração de celulose para obtenção das nitroceluloses utilizadas em pólvoras coloidais em uso nas armas de cano/tubo e a Otimização de cargas ocas lineares para cortes de chapas metálicas.

 

Físico-Química Teórica
Patrocinador / Órgão Fomento: FAPERJ/CNPq (2002)
Responsável: Itamar Borges Jr
Descrição:Estudo teórico computacional de dinâmica de reações químicas, espectroscopia por absorção de fótons ou espalhamento de elétrons e superfícies de energia potencial.

 

Uso de Microondas no Refino de Oleos Pesados
Patrocinador / Órgão Fomento: FINEP/Petrobras (CENPES)
Responsável: Itamar Borges Jr
Descrição: Este projeto visa estudar o potencial do uso de irradiação por microondas e suas aplicações no processamento e refino de petróleos pesados. A parte que me cabe corresponderá ao uso de cálculos ab initio para o estudo teórico de processos de interesse.

 

Defesa Química: Obtenção de propriedades de organo-fosforados através de química quântica computacional
Patrocinador/Órgão Fomento:CNPq (2005)
Responsável: Itamar Borges Jr
Descrição: O objetivo é estudar computacionalmente propriedades físico-químicas de substâncias organofosforadas com implicações em defesa química. A partir destas será possível obter todas as propriedades de interesse. Os resultados a serem gerados neste projeto são praticamente inexistentes na literatura aberta, e a sua obtenção, juntamente com a expertise associada, poderão ser importantes para a defesa do país.

transparenciapublica px logoexercito px logo_frf px revistaime px logo_capes

© 2012 Instituto Militar de Engenharia - IME
Criação e Desenvolvimento: Agência 2A • Comunicação