px facebook px twitter px youtube

logo

biblioteca

Desenvolvimento de catalisadores para a produção de hidrogênio a partir da gaseificação de biomassa (SE5.01)
Contratante: CNPq
Responsável: Luiz Eduardo Pizarro Borges
Descrição: Projeto voltado para o desenvolvimento de catalisadores para a produção de hidrogênio a partir da gaseificação de biomassa contemplado no Edital CNPq – 55/2013 - Formação de Recursos Humanos e PD&I em Hidrogênio e Células a Combustível

Aplicações da Espectroscopia, Espectrometria e Cromatografia em Fármacos, Alimentos, Polímeros, Produtos Energéticos e Matrizes Naturais (SE5.05)
Contratante: FAPERJ
Responsável: Antônio Luís dos Santos Lima
Descrição: plicações da Espectroscopia, Espectrometria e Cromatografia em Fármacos, Alimentos, Polímeros, Produtos Energéticos e Matrizes Naturais/Cel Santos Lima/2014

Modelagem Molecular Aplicada a Defesa Química e Biológica (SE5.07)
Contratante: CNPQ
Responsável: Tanos Celmar Costa França
Descrição: Esse projeto tem como objetivo o desenvolvimento de novos fármacos contra agentes de guerra biológica e antídotos contra agentes e guerra química

Aproveitamento da glicerina coproduto da produção de biodiesel para obtenção de químicos visando agregar valor à cadeia produtiva do dendê (SE5.08)
Contratante: CNPq
Responsável: Luiz Eduardo Pizarro Borges
Descrição: Projeto focado no reproveitamento da glicerina subproduto do processo de producao de biodiesel.

Desenvolvimento de Agentes contra Guerra Química e Biológica (SE5.12)
Contratante: CAPES
Responsável: José Daniel Figueroa Villar
Descrição: Este projeto tem por objetivo realizar pesquisa e formar recursos humanos  na área de defesa contra guerra química  e biológica. Especificamente desenvolver novos e eficientes antídotos contra armas químicas, especialmente organofosforados neurotóxicos, e agentes para proteção contra infecção por biológicas, especialmente Yersinia Pestis (peste bubônica. Desenvolver novos agentes bioativos para tratamento de doenças infecciosas.

Instituto Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem (INBEB) (SE5.14)
Contratante: Edital MCT /CNPq/CAPES/ FAPEMIG/ FAPERJ/FAPESP – 015/2008
Responsável: José Daniel Figueroa Villar
Descrição: A meta geral deste projeto é consolidar uma rede de pesquisa em torno da Biologia Estrutural, Biologia Celular e biologia Tecidual, focada no estudo de patologias humanas, como as Doenças Amiloidogênica, Câncer, Doenças Parasitárias e Viraise Doenças Degenerativas , onde se faz necessário o uso de terapias novas como a terapia celular.

Produção de Biocombustível (diesel vegetal) no Estado do Acre a partir do Processo de Craqueamento Catalítico de Óleos e Gorduras (SE5.22)
Contratante: FUNTAC/BNDES
Responsável: Luiz Eduardo Pizarro Borges
Descrição: O projeto tem por objetivo aproveitar óleo vegetal residual gerado na comunidade de Nova Cintra (AC) para produção de biocombustível que será utilizado pela comunidade local em pequenos motores movidos a óleo diesel. Este processo irá eliminar problemas ambientais e irá gerar renda para comunidade (via a substituição parcial do óleo diesel consumido por eles).

Síntese e Avaliação da Atividade Antibacteriana de 4,5-Diidro-Isoxazóis derivados de Eugenol (SE5.23)
Contratante: FAPERJ/APQ1
Responsável: Alcino Palermo de Aguiar
Descrição: O desenvolvimento de novos protótipos bioativos vem sendo sistematicamente investigado em função de efeitos colaterais, especificidade e resistência. Este projeto propõe uma pesquisa multidisciplinar envolvendo diferentes etapas (síntese e avaliação biológica) de novos derivados de 4,5-diidro-isoxazóis 3,5-dissubstituídos com potencial atividade antibacteriana. A metodologia de síntese dos heterociclos envolve reações de ciclo-adição de diferentes óxidos de nitrila a eugenol. Estes produtos terão diferentes padrões de substituição ligados ao carbono C-3 do heterociclo.

transparenciapublica px logoexercito px logo_frf px revistaime px logo_capes

© 2012 Instituto Militar de Engenharia - IME
Criação e Desenvolvimento: Agência 2A • Comunicação