px facebook px twitter px youtube

mestradomecanica

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica do Instituto Militar de Engenharia (IME), criado em 1973, objetiva a formação de recursos humanos civis e militares e a realização de pesquisa básica e aplicada em Engenharia Mecânica. A primeira dissertação de mestrado foi defendida em 1977 e 203 mestres foram formados até dezembro de 2013. O curso é credenciado pelo Conselho Federal de Educação desde 1983.

 

HISTÓRIA

A origem da Pós-Graduação em Engenharia Mecânica do Instituto Militar de Engenharia (PGMEC / IME) pode ser resumida em alguns marcos cronológicos:
1928 - Criação do Curso de Engenharia Industrial e de Armamento.
1938 - Criação do Curso de Metalurgia.
1947 - Criação do Curso de Engenharia Industrial e de Automóvel.
1971 - Criação do Curso de Mestrado em Ciências dos Materiais.
1973 - Criação do Curso de Mestrado em Ciências em Engenharia Mecânica.

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica do IME mantém vínculos com diversas entidades de pesquisa e com várias universidades do país, através de uma série de convênios que permitem equivalência de créditos e um salutar intercâmbio de experiências acadêmicas.

 

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO

O Programa de Mestrado em Engenharia Mecânica possui duas Áreas de Concentração: Termociências e Mecânica Aplicada.

 

LINHAS DE PESQUISA

Termofluidodinâmica: é a linha de pesquisa da área de concentração em Termociências, dedicada a modelagem matemática e experimental, a simulação e a análise de fenômenos termofluidodiâmicos e de sistemas térmicos, cujos temas de interesse são:

- Biotransferência de calor;
- Combustão;
- Métodos Analíticos e Numéricos;
- Termofluidodinâmica Aplicada à Sistemas de Armas e à Material de Emprego Militar;
- Transferência de Calor e Massa; e
- Turbulência.

Sistemas Dinâmicos: é a linha de pesquisa da área de concentração em Mecânica Aplicada, dedicada a modelagem matemática e experimental, a simulação e a análise de sistemas dinâmicos, cujos temas de interesse são:
- Dinâmica e Controle;
- Dinâmica de Sistemas Multicorpos;
- Dinâmica de Veículos;
- Dinâmica Não Linear;
- Propagação de Ondas em Sólidos;
- Sistemas Dinâmicos Aplicados à Sistemas de Armas e à Material de Emprego Militar;
- Sistemas Mecatrônicos; e
- Vibrações.

 

ESTRUTURA DO CURSO

O Curso de Mestrado em Engenharia Mecânica está estruturado em fases de créditos e de dissertação. Ao longo da fase de créditos, o aluno cursa disciplinas que visam a sua formação e preparação para o desenvolvimento da dissertação de Mestrado. Dentre as disciplinas cursadas encontra-se um grupo básico, relacionado à Área de Concentração, escolhidas pelo aluno e um grupo específico ao tópico da dissertação proposto. Ao longo da fase de créditos, o aluno é acompanhado por um orientador acadêmico, designado pela coordenação do programa. Na fase de dissertação, o aluno deve escolher, dentre os membros do corpo docente do Programa, um orientador de dissertação. Este orientador supervisiona continuamente o desenvolvimento do trabalho de pesquisa. Seminários de acompanhamento são realizados periodicamente de forma a permitir a interação do aluno com o corpo docente e discente. Para alunos em dedicação integral, o curso de Mestrado tem uma duração prevista de 24 meses.

 

NORMAS ACADÊMICAS

O Candidato ao Título de Mestre em Ciências em Engenharia Mecânica, além de atender exigências da Subdivisão de Pós-Graduação do Instituto Militar de Engenharia, deverá:
1. Possuir o diploma de graduação plena em Engenharia, Matemática, Física ou Química. Candidatos com formação de graduação em outras áreas poderão ser considerados, sem prejuízo na avaliação. A formação básica de todos os candidatos será examinada por uma comissão de professores do Programa.
2. Optar por uma linha de pesquisa, elaborar e cumprir um Plano de Estudo individual, aprovado, orientado e acompanhado por seu orientador acadêmico.
3. Ter aprovada, até o início do período letivo em que se matriculou em Dissertação de Mestrado, sua proposta de dissertação, apresentada por escrito e defendida publicamente perante uma comissão de professores do Programa.
4. Obter um mínimo de 24 (vinte e quatro) créditos, dos quais 14 (quatorze) em disciplinas do programa, e realizar trabalhos pertinentes a seminários e outras atividades acadêmicas necessárias à formação do aluno.
5. Desenvolver estudos e pesquisas objetivando a elaboração e defesa da Dissertação.

 

PROCESSO SELETIVO

O ano acadêmico é dividido em três períodos letivos. As inscrições e o ingresso de candidatos civis podem ser solicitados para quaisquer desses períodos. A seleção dos candidatos é feita mediante análise do currículo e do histórico escolar. A documentação necessária para inscrição pode ser obtida junto à coordenação do Programa ou diretamente a Subdivisão de Pós-Graduação do Instituto Militar de Engenharia.


SUPORTE FINANCEIRO

O Programa de Engenharia Mecânica conta com bolsas de Mestrado de agências de fomento a serem conferidas ao corpo discente. A alocação das bolsas é feita pela análise de currículo e do histórico escolar dos interessados. Os membros do corpo docente dispõem ainda de outras modalidades de recursos. Nesse caso, os interessados devem contatar diretamente os Professores.

 

INFORMAÇÕES

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica
Seção de Engenharia Mecânica e de Materiais - SE/4
Praça General Tibúrcio, 80
Praia Vermelha – Rio de Janeiro - – RJ – 22290-270
Tel: +(21) 2546-7042 – Fax: +(21) 2546-7049
E-Mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Home Page: http://www.ime.eb.br

transparenciapublica px logoexercito px logo_frf px revistaime px logo_capes

© 2012 Instituto Militar de Engenharia - IME
Criação e Desenvolvimento: Agência 2A • Comunicação