Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Química
Início do conteúdo da página

O Curso

A Pós-Graduação (PG) em Química da Seção de Engenharia Química (SE/5) do IME vem desenvolvendo pesquisas nas áreas de Química Orgânica e Físico Química, as quais envolvem as seguintes linhas de pesquisa: Síntese Orgânica, Espectrometria/Espectroscopia, Catálise, Modelagem Molecular e Tecnologia Química. Os projetos de pesquisa desenvolvidos nestas cinco linhas têm se modificado ao longo dos anos conforme as possibilidades existentes, os perfis acadêmicos dos professores e as necessidades do Exército e do País.

Em 1969 teve início a linha de pesquisa em Síntese Orgânica, voltada para a síntese de fármacos, buscando rotas para tornar o País independente da importação de insumos para a produção de alguns medicamentos considerados básicos pela então Central de Medicamentos (CEME) ou pelo Ministério da Saúde. Em 1972 começou a linha pesquisa em Espectrometria/Espectroscopia que foi inicialmente direcionada para a Ressonância Magnética Nuclear (RMN). Ainda naquele ano foi criada a linha de pesquisa em Catálise, uma concepção inovadora, pois não era de nosso conhecimento a existência, até aquela data, de nenhum programa de PG voltado para a formação de especialistas em Catálise. Visando manter o programa na vanguarda do desenvolvimento científico, foi iniciada, em 1990 a linha de modelagem molecular, sendo nosso curso um dos pioneiros no Brasil também nesse importante ramo da química, que na atualidade é considerado como imprescindível em diversas áreas da pesquisa de alto nível e, no nosso caso em particular, encontra aplicações no projeto de fármacos, nos estudos de materiais energéticos, das propriedades físico-químicas das moléculas e nos estudos de dispersão de agentes químicos e biológicos. Finalmente em 2003 foi inserida a linha de pesquisa em Tecnologia Química, que tem por objetivo atender a uma ação multidisciplinar existente no âmbito de projetos direcionados à interface entre diferentes linhas de pesquisa, bem como possibilitar uma maior integração entre o curso de graduação em Engenharia Química e o Programa de PG em Química.

O Programa de PG em Química em nível de Mestrado e Doutorado foi credenciado pelo Conselho Federal de Educação em 1980 e recredenciado em 1987, segundo o Parecer nº 224/87. O Programa formou, até dezembro de 2017, 246 Mestres e 69 Doutores distribuídos nas várias especialidades. Os nossos ex-alunos têm logrado pleno sucesso na indústria e em institutos de pesquisas governamentais atuando, principalmente, como pesquisadores. Muitos ex-alunos também compõem os corpos docentes de universidades federais, estaduais e particulares. Além disso, a SE/5 mantém intercâmbio científico-tecnológico com diversas universidades e institutos de pesquisa nacionais e estrangeiros.

Fim do conteúdo da página