px facebook px twitter px youtube

graduacaoensinomilitar

Aliado aos cursos de engenharia funciona o Corpo de Alunos (CA), que tem a responsabilidade de transmitir os conhecimentos militares, para formar o caráter e a personalidade do futuro Oficial Engenheiro Militar, seus intrutores, formados pela AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras), possuem embasamento teórico e prático, e conseguem com isso passar experiências vividas na caserna.

 

A criação do Corpo de Alunos se confunde com a criação do Ensino Militar no Brasil, pois já naquela época eram ministradas disciplinas militares, com o intuito de formar Oficiais de Infantaria e Artilharia. Com o passar dos anos foram sendo criados outros cursos combatentes, desvinculando assim a formação do Engenheiro Militar da do Oficial Combatente.

 

O Instituto Militar de Engenharia destaca-se no cenário nacional por sua qualidade de ensino, consegue-se manter fiel às tradições de pioneirismo estabelecidas pelo espírito desbravador de nossos antepassados portugueses, que souberam manter íntegro o nosso território de dimensões continentais, valendo-se, sempre, da presença constante do cidadão-soldado nas inúmeras fortificações construídas pela Engenharia Militar.

 

Como herdeiro de mais de 200 anos de formação de engenheiros, hoje o IME se projeta para o futuro, sob os mesmos desígnios do século passado, porém revigorado pela certeza de seu destino glorioso.

 

transparenciapublica px logoexercito px logo_frf px revistaime px logo_capes

© 2012 Instituto Militar de Engenharia - IME
Criação e Desenvolvimento: Agência 2A • Comunicação