px facebook px twitter px youtube

posgraduacao

CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO IME

 

O IME oferece cursos de pós-graduação "stricto sensu" - mestrado ou doutorado - a militares e civis de ambos os sexos, brasileiros e estrangeiros, selecionados de acordo com as seguintes Instruções vigentes:

 

  • Instruções Reguladoras para a Inscrição, a Seleção e a Matrícula em Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) da Linha de Ensino Militar Científico-Tecnológico (IR 80-03) – IRISM/CPG, para candidatos civis, militares das demais Forças Armadas Brasileiras e militares das Nações Amigas (ONA); e

 

  • Instruções Reguladoras para o Planejamento, Acompanhamento de Discente e Aplicação de Conhecimentos de Cursos de Mestrado, Doutorado e Estágio de Pós-Graduação da Linha de Ensino Militar Científico-Tecnológico (EB80-IR-07.008), para candidatos militares do EB.


O regime de ensino do Instituto Militar de Engenharia é de externato, em tempo integral, sendo o expediente administrativo cumprido dentro do horário de 7:15 às 16:30 horas de segunda à quinta-feira e sexta-feira de 07:15 às 12:00 horas. O ano letivo é constituído por 3 (três) períodos, sendo 24 (vinte e quatro) meses para o mestrado e 36 (trinta e seis) meses para o doutorado.


Os programas são realizados em regime de créditos, sendo exigidos para a conclusão dos cursos, no mínimo, 24 créditos para o mestrado e 32 créditos para o doutorado e defesa de dissertação de mestrado ou tese de doutorado.


Os Cursos oferecidos pelo IME são gratuitos. Há a possibilidade de bolsas de estudos por parte de órgãos governamentais de apoio ao ensino e à pesquisa (CAPES, CNPq, FAPERJ, e outros), para os candidatos civis.


O Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) estabelece as instruções para os cursos de pós-graduação no IME, nas demais Forças Armadas Brasileiras, em Estabelecimento de Ensino Civil Nacional (EECN) e em Instituições de Ensino Superior (IES) no exterior.


CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EECN, NAS DEMAIS FORÇAS ARMADAS BRASILEIRAS E IES NO EXTERIOR

 Os cursos de pós-graduação "stricto sensu" em EECN, nas Demais Forças Armadas Brasileira e IES no exterior - mestrado ou doutorado - são oferecidos para Oficiais do Exército Brasileiro, sob a coordenação do DCT e acompanhamento administrativo/acadêmico do IME.


Este acompanhamento é baseado em análise de pareceres do Relatório de Acompanhamento Discente (RPAD), que deverá ser remetido pelo aluno, diretamente, à Seção de Ensino em que estiver vinculado no IME

O acompanhamento é realizado da seguinte maneira:

  • Subdivisão de Cursos de Pós-Graduação (SD/1), juntamente com Seção de Ensino e o Tutor Acadêmico;
  • Supervisor Militar da OM solicitante do curso.

 

SISTEMÁTICA DO DCT

 

O Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) está implementando uma nova sistemática referente à inscrição, seleção e matrícula nos cursos de pós-graduação do Instituto Militar de Engenharia (IME) e de Estabelecimento de Ensino Civil Nacional (EECN), com base na real necessidade do Exército em conhecimento científico-tecnológico (C&T).

 

O objetivo dessa nova sistemática é melhor direcionar a capacitação dos engenheiros militares em assuntos de real interesse para a Instituição, de modo a viabilizar a aplicação dos conhecimentos adquiridos em pesquisas e projetos em andamento no Exército.

 

De acordo com as Instruções Reguladoras para a Inscrição, a Seleção e a Matrícula em Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) da Linha de Ensino Militar Científico-Tecnológico (IR 80-03) – IRISM/CPG e Instruções Reguladoras para o Planejamento, Acompanhamento de Discente e Aplicação de Conhecimentos de Cursos de Mestrado, Doutorado e Estágio de Pós-Graduação da Linha de Ensino Militar Científico-Tecnológico (EB80-IR-07.008) do DCT, os cursos de pós-graduação têm o objetivo de atender as necessidades em capacitações C&T requeridas para a realização de pesquisas e projetos em andamento ou previstos no âmbito do Exército Brasileiro. O Plano Diretor do Exército (Livro 1) e o Plano Básico de Ciência e Tecnologia (PBCT) relacionam os referidos projetos e atividades previstas para o corrente ano.

 

As atividades abaixo relacionadas estão sendo executadas no respectivo processo de capacitação de recursos humanos:

  • Levantamento das necessidades.
  • Identificação dos estabelecimentos de ensino.
  • Seleção dos cursos necessários.
  • Seleção do pessoal habilitado.
  • Realização de cursos e estágios.
  • Locação do pessoal habilitado.

 

No levantamento das necessidades, os Órgãos de Direção Setorial (ODS) e os Grupos Finalísticos do PBCT informam ao DCT os conhecimentos na área C&T necessários ao desenvolvimento de projeto e atividades de pesquisa. Na Identificação dos estabelecimentos de ensino e seleção dos cursos necessários, o DCT, assessorado pelo IME, consolida essas necessidades e identifica o tipo de curso adequado para o atendimento requerido, se curso de doutorado, mestrado, especialização, extensão ou mesmo estágio. Indica também o estabelecimento de ensino apropriado para a realização do referido curso. De posse da relação dos cursos no IME e em EECN, o DCT remete ao Estado-Maior do Exército (EME) para aprovação e posterior publicação em portaria. Na locação do pessoal habilitado, o oficial engenheiro militar ao concluir o curso de doutorado ou mestrado será classificado na organização militar que está desenvolvendo a pesquisa ou projeto para o qual sua formação foi direcionada, por proposta do DCT ao Departamento Geral de Pessoal (DGP).

 

Os cursos de pós-graduação do IME são oferecidos aos seguintes candidatos que atenderem às Intruções  vigentes.

 

Poderão candidatar-se aos cursos de pós-graduação, desde que atendam aos requisitos exigidos:

  • Oficiais do QEM da ativa;
  • Oficiais das outras Forças Singulares e Auxiliares Brasileiras e das Forças Armadas das Nações Amigas;
  • Civis e Militares na reserva (brasileiros e estrangeiros) e
  • Oficiais da ativa, de carreira, das Armas, Quadro de Material Bélico, Serviços de Intendência e do Quadro de Saúde, em áreas específicas, a critério do EME.

 

LEGISLAÇÃO

  • Port nº 035-DCT, de 07 de julho de 2010 - Instruções Reguladoras para a Inscrição, a Seleção e a Matrícula em Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) da Linha de Ensino Militar Científico-Tecnológico. (IR 80-03)
  • Port nº 058-DCT, de 19 de dezembro de 2012 - Instruções Reguladoras para o Planejamento, Acompanhamento de Discente e Aplicação de Conhecimentos de Cursos de Mestrado, Doutorado e Estágio de Pós-Graduação da Linha de Ensino Militar Científico-Tecnológico. (EB80-IR-07.008)
  • Port nº 001-DCT, de 30 de janeiro de 2013 – Necessidades de Conhecimentos Específicos da Linha de Ensino Militar Científico-Tecnológico para o ano de 2014.

 

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Subdivisão de Cursos de Pós-Graduação (SD/1)
Praça General Tibúrcio, 80 – Praia Vermelha
22290-270 – Rio de Janeiro – RJ
Tels: (21) 2546-7114 / 2546-7196 / 2546-7197

e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

transparenciapublica px logoexercito px logo_frf px revistaime px logo_capes

© 2012 Instituto Militar de Engenharia - IME
Criação e Desenvolvimento: Agência 2A • Comunicação